O programa de Formação Continuada de Docentes UNIJUÍ cumpriu mais uma etapa na tarde de quarta-feira, 22, com a palestra “Novas Tecnologias no processo de ensinar e aprender no ensino superior”, com o professor Nilton Bahlis dos Santos, da Fiocruz/RJ.
O conjunto de palestras programadas para este ano pela Vice-Reitoria de Graduação tem o objetivo de atualização constante dos docentes da UNIJUÍ .
O professor Nilton Bahlis dos Santos definiu a palestra como uma experiência nova, já que o evento foi transmitido online pelo facebook, com interatividade dos participantes que postaram seus comentários. Santos iniciou sua fala afirmando que as novas tecnologias se integram à atividade educativa. “As tecnologias interativas criam um novo ambiente para a prática educativa. Elas permitem superar as separações impostas pela tecnologia educacional anterior, trazendo o processo educativo para a esfera da prática cotidiana, vinculando a ação social e a prática produtiva”.
Sobre os cursos de educação a distância o pesquisador foi enfático ao afirmar que o modelo precisa ser modificado. “Não se pode simplesmente levar o mesmo método utilizado em sala de aula para o ambiente virtual. O problema consiste no fato que as novas tecnologias são usadas para fazer as mesmas coisas que já vinham sendo feitas até aqui, enquanto os processos e as práticas que elas induzem, e das quais se alimentam, têm dinâmicas contraditórias com a natureza das atividades tradicionais da educação”.
O programa de Formação Continuada de Docentes prossegue no dia 14 de setembro, com a Pró-Reitora da Feevale, Cássia Ferri, com o tema “Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior: Avaliar o quê? Como? Por quê?” e encerra no dia 13 de novembro, com a professora Léa das Graças Camargo Anastasiou, falando sobre “O planejamento como condição para o ensino e a aprendizagem no Ensino Superior”.
Integraram o programa neste ano o professor Dado Schneider, que falou sobre “O quanto as mudanças constantes verificadas na sociedade vêm influenciando e modificando o nosso comportamento” e a professora Ilma Passos Veiga, que trabalhou o tema “O trabalho metodológico na Universidade”.