Viagem estreitou ações de intercâmbio e integração regional - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Kelm, avalia como positiva viagem à Argentina, permitindo avanços nas relações com países vizinhos

A viagem de uma comitiva da UNIJUÍ para Posadas, capital da Província de Misiones, na Argentina, foi marcada por um importante momento de encontro entre universidade e poder público de países da América do Sul. A comitiva participou de um seminário promovido pelo Conselho de Reitores de Universidades Privadas da Argentina, em comemoração aos seus 50 anos, que teve como tema ‘Universidade, Desenvolvimento e Integração’.

A comitiva, formada pelo Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, Pró-Reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, do assessor de relações internacionais, Daniel Baggio, e do chefe do núcleo de serviços e patrimônio do Campus Santa Rosa, Daniel Dallalba, partiu para Posadas na tarde de quarta-feira, e retornou na noite de sexta-feira.

Kelm também representou, pelo Brasil o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung); também estiveram representadas o Conselho de Reitores de Universidades Privadas da Argentina e do Conselho das Universidades do Paraguai. Entre os debates que integraram as reuniões de trabalho, destacam-se as relações de intercâmbio entre as universidades e uma agenda conjunta na busca da desburocratização recíproca do reconhecimento de títulos de graduação e pós-graduação nos três países.

A agenda da comitiva contou com reuniões da Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai (Febap), da Red Cidir - entidade composta por instituições de ensino de diversos países, para o fomento ao comércio internacional, integração regional e desenvolvimento – a qual a UNIJUÍ faz parte, e com uma reunião dos reitores que integram o Conselho. O Reitor foi um dos palestrantes do painel ‘Visões Institucionais: vínculo universidade - desenvolvimento produtivo - integração regional’; e o Pró-Reitor do Campus Santa Rosa, palestrante nos painéis ‘Desenvolvimento produtivo na região de fronteira’ e ‘Experiências e perspectivas na configuração de redes de governos locais’.

O professor Pedro Büttenbender destaca que a qualificada agenda de trabalhos que vem sendo desenvolvida nesta região de fronteira, envolvendo universidades, segmentos produtivos e organismos públicos e governamentais, fortalece o processo de integração e de desenvolvimento regional: “os futuros investimentos pautados, como as barragens e integração tecnológica e de cadeias produtivas, confirma a importância do plano de integração e desenvolvimento das fronteiras do Mercosul”.

Representantes de 29 universidades estiveram presentes no Seminário em Posadas. Um novo encontro entre as universidades e organizações de fomento à integração está marcado para o mês de novembro, em Santa Rosa, durante o V Seminário Iberoamericano em Comércio Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.