Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ completa 10 anos de atividades - Unijuí

Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ completa 10 anos de atividades

Dados apresentados pela coordenação demonstram o sucesso do Programa

O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, oferecido pela UNIJUÍ, completou no mês de julho dez anos de atividades: a primeira aula da primeira turma foi ministrada em 18 de julho de 2002. Desde então, o Programa foi oferecido regularmente, com início das turmas subseqüentes em março de cada ano, totalizando 11 turmas até o momento e 310 alunos inscritos.

Até dezembro de 2011 haviam sido defendidas 214 dissertações. Em 2012 outros 30 mestrandos defenderam ou ainda vão defender suas respectivas dissertações. Entre as dissertações já defendidas há uma leve predominância de mulheres (111 a 103). Como na fase inicial o Programa de Mestrado contemplava três áreas de concentração, do total de dissertações defendidas até 2011, 75 foram na área do direito e outras 139 estão relacionadas à área de gestão, ciências contábeis, economia e agronomia.

O coordenador do Programa, professor Dr. Dieter Rugard Siedenberg, salienta que, com o desmembramento da área do Direito, que se configurou num Programa específico de Mestrado a partir de 2012, as áreas remanescentes do Mestrado em Desenvolvimento ganharam maior identidade e coesão. Porém, é interessante observar que os alunos que procuram qualificar-se no Mestrado em Desenvolvimento são oriundos das mais diversas áreas de formação ou graduação (28 no total): Administração, Ciências Contábeis, Agronomia, Economia, Psicologia, Comunicação Social, Ciência da Computação, Serviço Social, Geografia, Biologia, Pedagogia, Turismo, Engenharia Agrícola, Mecânica e de Produção, História, Design, Fisioterapia, Farmácia, Letras, Sociologia, Nutrição, entre diversas outras. “Esta diversidade está em plena consonância com o fato de ‘desenvolvimento’ ser um fenômeno e um processo multidisciplinar, o que sem dúvida configura um dos pontos fortes do Programa”, observa Dieter.

A Coordenação do Programa não tem registro de nenhum desempregado entre os 285 alunos pertencentes às dez primeiras turmas. Cerca de 60% dos egressos estão atuando em Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil. Além disso, aproximadamente 20 discentes formados pelo Mestrado em Desenvolvimento já concluíram ou ingressaram em programas de doutoramento em outras Universidades, o que atesta a qualidade do curso e a viabilidade do investimento.

Dieter Siedenberg destaca ainda que há uma pequena perspectiva no oferecimento de um curso em nível de Doutorado em Desenvolvimento para 2014, porém isso ainda depende de uma série de fatores internos e externos. A inscrição para o ingresso no Mestrado em Desenvolvimento referente à turma de 2013 deve iniciar ainda em meados de outubro de 2012.