UNIJUÍ é representada em evento do PAIUNG - Unijuí

UNIJUÍ é representada em evento do PAIUNG

Magna Dalla Rosa representou a Instituição durante a reunião

A representante da UNIJUÍ no PAIUNG (Programa de Avaliação Institucional das Universidades do COMUNG - Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas), Magna Dalla Rosa, participou do Seminário Temático do PAIUNG, em Porto Alegre, no dia 15 de junho. O encontro teve como tema a análise e discussão dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa e de Cursos de Graduação. Para falar sobre o assunto esteve presente a professora Suzana Schwerz Funghetto Coordenadora Geral de Avaliação dos Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior do INEP/MEC.

A professora falou sobre as políticas de avaliação do ensino superior no âmbito do SINAES enfatizando a preocupação do INEP/MEC em qualificar os instrumentos de avaliação tanto institucional, quanto de curso com o objetivo de promover a qualificação da educação superior no país.

Representantes do PAIUNG levantaram questionamentos sobre aspectos do instrumento de avaliação de curso, dentre eles, regime de tempo integral, bibliografia e os requisitos legais. Tendo em vista as discussões do grupo, especialmente de questões atinentes aos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso, como encaminhamento, decidiu-se enviar ao INEP/MEC um documento com as principais preocupações em relação aos procedimentos das avaliações in loco que acontecem nas universidades, bem como das dúvidas em relação a alguns aspectos dos instrumentos de avaliação.

Ficou agendada a próxima reunião do PAIUNG no dia 31 de agosto, para início das atividades relacionadas aos grupos de estudo, constituídos para discussão dos seguintes temas: Enade, Avaliação e Planejamento e Formação de Professores.