Ação educativa alerta sobre violência no trânsito - Unijuí

Ação educativa alerta sobre violência no trânsito

Atividade foi realizada por acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação da UNIJUÍ

A UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizou na noite desta quarta-feira uma ação educação que alertou a acadêmicos e colaboradores da Instituição quanto à violência no trânsito. A atividade foi coordenada pela professora Maria Alice Canzi Ames, a partir do componente curricular Sociologia e Educação, para os cursos de Pedagogia, Psicologia e Sistemas da Informação.

O objetivo da atividade foi chamar a atenção da sociedade, em especial do público universitário, do drama da violência no trânsito: “muitos alunos já sofreram acidentes e perderam familiares, amigos e colegas. Como no dia 25 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas, queremos vincular a conscientização para o álcool como uma droga também, pois muitas vezes, esta bebida está tão idolatrada em nossa cultura que acaba por banalizar até mesmo as campanhas do ‘Se beber, não dirija’”, destaca a professora.

Para atingir os objetivos, os acadêmicos montaram um cenário no hall do Bloco C do Campus. Estavam expostos carros em miniatura com bebida alcoólica, uma motocicleta acidentada, uma rótula com uma sinaleira, um caixão e diversos cartazes, que foram espalhados pelo Campus, com mensagens de conscientização. Ocorreu também simulação de um atendimento a uma vítima de trânsito, por representantes da Cruz Vermelha e SAMU. Um vídeo de conscientização foi produzido por uma aluna, exibido na noite de ontem, e que será divulgado nas redes sociais.

Uma aluna cega representou a diversidade cultural e as dificuldades que passa pelas questões macroestruturais do trânsito. Ela tocou gaita e cantou. A atividade contou também com a parceria do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, e da Brigada Militar, com a presença do tenente-coronel Sérgio Flores de Campos.

Esta ação de conscientização integra outra ainda mais ampla, que é o 'Cidadania para Todos', um projeto de extensão que a UNIJUÍ desenvolve junto a várias entidades. Participam dele professores do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, alunos de vários cursos, que mantêm um site, onde se registram as principais atividades realizadas pelo grupo. Neste ano, o grupo tem 16 oficinas agendadas em Ijuí; 11 em Três Passos e 13 em Santa Rosa. As oficinas envolvem diálogos com adolescentes sobre cidadania; mercado de trabalho; direitos e responsabilidades de crianças e adolescentes; violência doméstica e familiar; como navegar na internet sem naufragar no crime; violência escolar e práticas restaurativas. A professora e os acadêmicos planejam levar a ação realizada na noite de quarta-feira para outros pontos públicos de Santa Rosa.