UNIJUÍ trabalha na formalização de parcerias para implantar o curso de Medicina - Unijuí

UNIJUÍ trabalha na formalização de parcerias para implantar o curso de Medicina

A UNIJUÍ aponta para uma ação integrada entre a Universidade, Poder Público e hospital para a viabilização do projeto

A elaboração, por parte da UNIJUÍ, de uma minuta de contrato a ser firmada entre a Universidade, Poder Público e Hospital de Caridade de Ijuí, será o primeiro passo para a concretização da parceria necessária para a implantação do Curso de Medicina na UNIJUÍ. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira, 06 de junho, durante reunião na Câmara Municipal de Vereadores de Ijuí, proposta pela Comissão Especial do Legislativo criada para apoiar a implantação do curso. Participaram da reunião o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, o Prefeito Municipal Fioravante Ballin e integrantes da Comissão, presidida pelo vereador César Busnello e composta, ainda, pelos vereadores Daniel Perondi, Helena Stumm Marder, Luiz Varaschini e Marcos Barriquello.  Esta foi a primeira reunião de trabalho visando estabelecer parcerias para viabilizar a implantação do curso.

O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, destacou que o fortalecimento da área da saúde está no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e que a possibilidade de criação do Curso de Medicina, neste contexto, surgiu num momento em que o próprio Governo Federal aponta para a necessidade de ampliação das vagas em cursos de Medicina no País, tanto em instituições públicas quanto nas privadas. Neste sentido, a UNIJUÍ já fez discussões no âmbito interno e também com algumas instituições, dentre as quais o HCI, que seria o mais indicado para firmar parceria com a Universidade, atuando como hospital escola.

Martinho Kelm reiterou que a Universidade está disposta a trabalhar na elaboração do projeto, no entanto, apontou como condição para esta ação a necessidade de uma ação integrada entre a Universidade, Poder Público e hospital. No encontro com os representantes do Poder Executivo e Legislativo, o Reitor também destacou um conjunto de iniciativas que deveriam ser tomadas, de modo concomitante entre as Instituições parceiras. Dentre as ações, está a elaboração do projeto, por parte da Universidade e, por parte do HCI, a execução de ações visando sua conversão em Hospital-Escola, conforme legislação específica. Ainda, por parte da Universidade, Kelm destacou a necessidade de composição, desde já, de um corpo docente nesta área, e ações voltadas à qualificação do mesmo, que passam pela oferta de mestrados na área da saúde, próprios ou por meio de parcerias com outras instituições. O Reitor destacou, também, como fator positivo o desenvolvimento de programas de residência médica, a exemplo de dois que já são desenvolvidos em Santa Rosa.