Evento acontece em três campi da instituição e conta com uma parceria entre UNIJUÍ e Ministério Público
Com a palestra “Ética pública, combate à corrupção e controle”, com o procurador geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, teve início no campus Ijuí, a I Semana do Ministério Público, em parceria com a UNIJUÍ. A palestra teve como debatedor o professor Gilmar Antonio Bedin e coordenadora a professora Patrícia Moura, no Salão de Atos da UNIJUÍ.
Antes do início da abertura oficial do evento e da palestra foi assinado um termo de cooperação entre Ministério Público e UNIJUÍ, para o fomento do ensino, pesquisa e extensão, para intercâmbio entre as instituições.
A I Semana do Ministério Público acontece nos três campi da universidade desde segunda-feira, 21, quando o campus Três Passos sedia a palestra “Os novos contornos do conceito jurídico de família e o papel da jurisprudência na sua concretização”, com a promotora Dinamarcia Maciel de Oliveira, tendo como debatedora a juíza Débora Dias Freire e coordenador Marcelo Loeblein dos Santos.
O evento é uma parceria da Associação do Ministério Público, Ministério Público e Procuradoria Geral de Justiça com a UNIJUÍ. Os debates acontecem nos campi de Ijuí (22 a 25, 19h30, Salão de Atos), Três Passos (21 a 25, 19h30, Auditório) e Santa Rosa (29 de maio a 1º de junho, 19h30, Auditório).
Segundo a professora Maristela Heideman, coordenadora do evento, toda a programação inclui temas atuais, voltados ao interesse de toda a sociedade e não só aos acadêmicos de Direito. “O evento é aberto para a comunidade e pela atualidade e relevância acreditamos que haverá bastante procura do público externo. Também procuramos contemplar o interesse dos alunos do 1º ao 10º semestre. A logística adotada para o evento é que o palestrante é do Ministério Público e o debatedor um professor da UNIJUÍ”, destaca Maristela.
Os temas programados para o evento são: Ética Pública, Combate à Corrupção e Controle; As relações de Consumo e os Princípios Fundamentais de Defesa do Consumidor; Os Novos Contornos do Conceito Jurídico da Família e o Papel da Jurisprudência na sua Concretização; Reflexão Sobre o Novo Código Florestal – impactos esperados.