Programação especial marca os 51 anos do Museu Antropológico Diretor Pestana
De 17 a 25 de maio o Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP/FIDENE) estará comemorando a “Semana de aniversário do Museu”. Neste período o Museu contará com diversas programações, e estará proporcionando ao público visitante a entrada gratuita na Exposição de Longa Duração, que retrata desde a caminhada do primeiro habitante de Ijuí até aspectos das diferentes atividades desenvolvidas a partir da fundação e colonização do município. A entrada também será gratuita para a Sala de Exposições Temporárias, onde acontecerá, a partir do dia 22 de maio, a exposição “Conhecer para preservar: plantas medicinais, aromáticas e condimentares”.
Além destas atividades, no dia 17 de maio, às 19h30, o Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com a Associação de Amigos do Museu e o Circulo de Escritores de Ijuí Letra Fora da Gaveta, promovem a palestra “Memória do território de Cruz Alta – registro da história local” e o lançamento do livro “Dicionário de Cruz Alta – histórico e ilustrado” com Rossano Viero Cavalari, no Auditório do Museu.
As atividades do dia 17 estão inseridas na programação da 10ª Semana Nacional dos Museus, cujo tema deste ano é “Museus em um mundo de transformação: novos desafios, novas inspirações”. O evento da Semana Nacional de Museus faz parte da agenda de eventos permanentes do Instituto Brasileiro dos Museus - IBRAM e ocorre no mês de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, dia 18 de maio. O propósito é mobilizar os museus brasileiros a aderirem ao tema da Semana, a partir de um esforço de adequação de suas programações por um período específico, intensificando a relação desses com a sociedade.
Neste ano, dia 25 de maio, o Museu estará completando 51 anos de sonhos e ideais, com o objetivo de dar visibilidade a esta instituição de memória, atraindo para o Museu os diversos segmentos sociais, de realizar ações educativas, de disponibilizar novos serviços, preservando a memória das identidades individuais e das memórias coletivas e culturais de Ijuí e da região.