A Vice-Reitoria de Graduação da Unijuí promoveu nesta sexta-feira, 4, no Salão Azul, da Biblioteca Mario Osorio Marques, o 3º Seminário Interno das Licenciaturas da Unijuí.
Nesta edição, o tema foi A profissão professor – Crise de profissão ou profissão em crise?, abordado pelos painelistas professores Andrea Becker Narvaes (Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais – DCJS) e José Pedro Boufleuer (Departamento de Humanidades e Educação – DHE).
A professora iniciou sua fala afirmando que existe um momento de identidade desvalorizada. “Se é possível analisar a profissão de professor do ponto de vista da passagem por um momento de crise, esta crise não significa o “fim da história”, o extermínio desta ocupação profissional. É inegável a importância econômica, além da cultural do trabalho docente para o país”, afirma Andrea.
Para professor Boufleuer dividiu em dois processos de crise, o primeiro de uma crise da profissão, vinculada com a forma de inserção no mercado de trabalho e a segunda com a dimensão de inserção na sociedade.
Depois da exposição dos dois palestrantes foi aberto o debate, com o intuito de buscar ações e soluções para os assuntos tratados.
A discussão sobre os cursos de Licenciatura da Unijuí tem continuidade no dia 1º de junho, com o 4º Seminário, que tratará dos temas Currículos das Licenciaturas e PCNs ou Diretrizes Curriculares.