Cursos de Engenharia Civil e Pedagogia estão inseridos na discussão sobre o trânsito - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

5º Seminário Municipal de Trânsito acontece nesta terça-feira, numa promoção da UNIJUÍ e Prefeitura Municipal




Está em desenvolvimento nesta terça-feira, no Campus da UNIJUÍ, o 5º Seminário Municipal de Trânsito, que tem a Universidade como uma das entidades organizadoras, através do Curso de Pedagogia e do Grupo PET – Programa de Educação Tutorial, do Curso de Engenharia Civil. O seminário é organizado pela UNIJUÍ e Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria de Trânsito e do Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes (Comupa).

A abertura oficial do Seminário aconteceu pela manhã, com a presença de autoridades, e com a participação do especialista em Segurança no Trânsito, Eduardo Biavati, de São Paulo, que já participou de edições anteriores. No decorrer da tarde, foram desenvolvidas atividades por meio dos grupos de trabalho, com os temas Educação para o Trânsito; Mobilidade urbana, meios alternativos de transporte de passageiros e transporte de cargas; Prevenção de acidentes na construção civil e sinalização de obras; e a participação da indústria, do comércio e dos prestadores de serviços na organização da cidade. À noite, acontece o encerramento, com sistematização das discussões e encaminhamentos do seminário.

A UNIJUÍ participa ativamente deste Seminário desde a sua primeira edição. Conforme explica a professora Cristina Pozzobon, coordenadora do Curso de Engenharia Civil, tem sido grande a interação da Universidade nesta discussão sobre o trânsito, através de projetos desenvolvidos pelo Grupo PET – Programa de Educação Tutorial. A aproximação também veio por conta do envolvimento do professor Luciano Specht, ex-docente da UNIJUÍ, que integrou a comissão responsável pela elaboração do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade (PlanMob), de Ijuí. Desde então, a temática do trânsito ganhou força nas rodas de discussão, compreendendo, ainda, a inclusão de diversas disciplinas do Curso de Engenharia Civil voltadas ao tema.

“Esta é uma das áreas de atuação do profissional. Questões como zonas de estrangulamento, demarcação da sinalização, os tempos de ciclo dos semáforos, estacionamento e sentidos das vias de circulação, todo esse planejamento envolve a inserção do engenheiro civil”, destaca a professora Cristina. Além disso, o profissional da área está apto a contribuir no planejamento de outros modais de transporte – trem, metrô, ônibus, bicicletas, bem como para a adaptação das cidades aos diferentes modais.

O Curso de Pedagogia da UNIJUÍ também está inserido no debate, participando ativamente do Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes (Comupa), e das atividades desenvolvidas pelo Programa Municipal para Humanização do Trânsito. Segundo a professora Iselda Sausen Feil, representante da UNIJUÍ no Comupa, o Curso de Pedagogia desenvolve, também, o projeto de extensão “Cidade: lugar de ir e vir”, por meio do qual são realizadas atividades práticas como simulação de acidentes, orientações sobre segurança no trânsito, palestras nas escolas e produção de material para professores. Iselda destaca também a integração da Universidade com outras instituições de segurança e o envolvimento nas atividades da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA/UNIJUÍ).




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.