Educadora popular conclui Mestrado em Educação nas Ciências - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Catiane Cinelli defendeu sua dissertação de mestrado depois de participar de evento internacional na África, no qual representou o Movimento de Mulheres Camponesas


A mestranda da UNIJUÍ Catiane Cinelli defendeu sua dissertação concluindo o Mestrado em Educação nas Ciências no dia 30 de março. A pesquisa trata da problemática do Programa de sementes crioulas de hortaliças: experiência e identidades no Movimento de Mulheres Camponesas. Ela ingressou no Mestrado em Educação nas Ciências em 2010, linha de pesquisa Educação Popular em organizações e movimentos sociais e foi bolsista integral da Capes. Participaram da banca avaliadora da dissertação as professoras Dra. Noeli Valentina Weschenfelder (orientadora), Dra. Elza Maria Fonseca Falkembach (UNIJUÍ), Marlene Ribeiro (Ufrgs) e o professor Dr. Walter Frantz (UNIJUÍ).

Catiane é militante e educadora do Movimento de Mulheres Camponesas, em Santa Catarina, faz parte da coordenação do projeto internacional entre países da África e o Brasil, que envolve movimentos sociais populares da África do Sul, Moçambique e Brasil. Pela parte brasileira participam o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), e o Movimento Camponês Popular (MCP); pela África do Sul participa o Trust for Community Outreach and Education (TCOE); por Moçambique participa a União Nacional dos Camponeses (UNAC). O projeto se desenvolve em parceria com o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e com apoio do governo brasileiro. Catiane coordena o referido projeto pelo Movimento de Mulheres Camponesas.

A defesa final ocorreu após retorno de viagem de intercâmbio de experiências de economia popular, no continente africano. Em Moçambique e na África do Sul, a Mestranda participou de evento de durante o mês de março. O curso faz parte do projeto “Implementação de Bancos Comunitários de Sementes e Capacitação para o resgate, multiplicação, armazenamento e uso de sementes tradicionais/crioulas em áreas de agricultura familiar”. Na ocasião, foi realizado o lançamento oficial do curso com a participação de lideranças governamentais e da sociedade civil. Catiane realizou a palestra de lançamento em nome da delegação brasileira, apresentando a experiência do Programa de recuperação, produção e melhoramento de sementes crioulas de hortaliças, base do intercâmbio entre os diferentes povos. O objetivo da cooperação é a recuperação das práticas culturais dos povos, que podem contribuir para a melhoria da vida das pessoas.

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.