Trabalho “A Promoção e o Desenvolvimento do Marketing de Lugares - Feiras como vetores de Desenvolvimento de locais” foi apresentado no evento |
As mestrandas Márcia Regina de Almeida e Cláudia Maria Huber, do Programa de Mestrado em Desenvolvimento da UNIJUÍ, bem como a professora Lurdes Marlene Seide Froemming, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) tiveram artigo aprovado na primeira edição dos Estados Gerais da Gestão nos Países de Expressão Latina (EGGPEL), realizado na semana passada em Lisboa, Portugal. O artigo intitulado “A Promoção e o Desenvolvimento do Marketing de Lugares - Feiras como vetores de Desenvolvimento de locais” foi apresentado no dia 22 de março por Claudia Huber, que está realizando Doutoramento em Ciências Empresariais, área de Especialização Organização e Recursos Humanos, na Universidade do Porto.
De acordo com as autoras, o trabalho tem como objetivo estudar o comportamento pró-ativo de cidades (lugares) frente ao desafio do desenvolvimento, buscando criar e fortalecer a marca que propicie a elas participar do tempo de globalização. Como foco do estudo está a Expoijuí, feira já consolidada, com 30 anos de existência, e que se constitui como marca da cidade de Ijuí, um lugar que fomenta o desenvolvimento econômico por meio da promoção de setores.
Conforme aponta o estudo, a Expoijuí tornou-se um evento que proporciona o desenvolvimento econômico através da promoção de setores do comércio, indústria, agropecuária, vestuário, artesanato e produtos diversos, bem como a diversidade étnica demonstrada pelas culturas diversificadas através dos shows de grupos étnicos. As autoras apontam ainda que a feira constitui-se em um promotor de vantagens competitivas e oportunidades de maximização dos pontos fortes e de minimização das fraquezas da economia e da cultura.
O estudo realizado demonstra, ainda, que existem vários caminhos viáveis para que um lugar possa promover-se e, ao mesmo tempo, tenha um franco desenvolvimento econômico.
De acordo com as autoras, o trabalho tem como objetivo estudar o comportamento pró-ativo de cidades (lugares) frente ao desafio do desenvolvimento, buscando criar e fortalecer a marca que propicie a elas participar do tempo de globalização. Como foco do estudo está a Expoijuí, feira já consolidada, com 30 anos de existência, e que se constitui como marca da cidade de Ijuí, um lugar que fomenta o desenvolvimento econômico por meio da promoção de setores.
Conforme aponta o estudo, a Expoijuí tornou-se um evento que proporciona o desenvolvimento econômico através da promoção de setores do comércio, indústria, agropecuária, vestuário, artesanato e produtos diversos, bem como a diversidade étnica demonstrada pelas culturas diversificadas através dos shows de grupos étnicos. As autoras apontam ainda que a feira constitui-se em um promotor de vantagens competitivas e oportunidades de maximização dos pontos fortes e de minimização das fraquezas da economia e da cultura.
O estudo realizado demonstra, ainda, que existem vários caminhos viáveis para que um lugar possa promover-se e, ao mesmo tempo, tenha um franco desenvolvimento econômico.