UNIJUÍ e SESI fecham parceria para o Programa Atleta do Futuro - Unijuí

UNIJUÍ e SESI fecham parceria para o Programa Atleta do Futuro

Atendimento fisioterápico será efetuado por estudantes do curso de Fisioterapia da UNIJUÍ aos atletas de 7 a 13 anos que integram o projeto
Atender aos atletas inscritos no programa Atleta do Futuro, dando suporte fisioterápico com avaliação postural, de flexibilidade e intervenção fisioterapêutica, são os principais objetivos do convênio assinado entre a UNIJUÍ e o SESI na última semana.

O projeto é desenvolvido pelo SESI e conta com atletas de 7 a 13 anos. O atendimento acontece dentro do estágio de Fisioterapia em Saúde Coletiva II, sob a supervisão da fisioterapeuta e docente do curso de Fisioterapia da UNIJUÍ, Edina Coelho. Ela explica que serão duas vezes por semana de intervenção terapêutica, durante trinta minutos, com enfoque na flexibilidade e propriocepção, habilidades importantes a serem trabalhadas na modalidde esportiva.

Para a coordenadora do projeto, a parceria tende a dar muitos frutos. “Professores e estudantes de Fisioterapia foram muito bem recebidos pelos coordenadores e professores do projeto Atleta do Futuro e todos têm muito a crescer nesta área da fisioterapia esportiva, aliando os projetos”, destaca Edina.

Segundo a fisioterapeuta, professora doutora Eliane Winkelmann, chefe do Departamento de Ciências da Vida da UNIJUÍ, estas parcerias reforçam o vínculo entre a Universidade e a comunidade num crescimento mútuo e de trocas em que todos se beneficiam. “A fisioterapia é uma área da saúde que além do processo de intervenção fisioterapêutica trabalha na prevenção de doença. Na área desportiva proporciona benefícios importantes, pois é a fase em que os atletas estão em crescimento e que grandes modificações na estrutura corporal ocorrem, incluindo as musculoesqueléticas, sendo que o impacto deste aspecto pode se refletir na vida adulta futura. Portanto, o cuidado preventivo é importante e é neste aspecto que a fisioterapia torna-se fundamental para complementar o excelente trabalho desenvolvido por toda a equipe”.