EFA consolida seu papel no projeto FIDENE - Unijuí

EFA consolida seu papel no projeto FIDENE

Definido novo posicionamento da escola, que converge ao processo de atuação regional e profissional tradicionais da Fundação
Após um conjunto de discussões e análises de alternativas, a Direção da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (FIDENE) e a comunidade escolar do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) definiram o novo posicionamento da escola, convergente ao processo de atuação regional e profissional das demais mantidas da Fundação.

O novo posicionamento da escola para os próximos anos foi apresentado na noite de ontem, durante reunião que envolveu a direção, pais, professores e alunos. Conforme destaca o Presidente da FIDENE, Martinho Kelm, o grande objetivo de todos os questionamentos propostos pelo Conselho Diretor da Fundação foi a melhoria das condições de intervenção social da escola, seja em termos de estrutura física quanto de foco de atuação.

A proposta apresentada na noite de ontem deverá constituir o novo projeto da EFA para os próximos anos, consolidando a escola como uma grande referência em Ijuí e região para a formação básica de qualidade. Pela nova configuração, a escola definiu sua atuação, com a Educação Infantil, a partir de 2012, considerando o ingresso de crianças a partir dos três anos de idade, e não mais com dois anos, como vinha atuando até então. “Com esta decisão, os atuais alunos deste primeiro nível, hoje na faixa dos dois anos, passarão a compor a primeira turma da Educação Infantil da EFA, não havendo novos ingressos de crianças com idade inferior a três anos”, observa Martinho Kelm. Também ficou definido que a Educação Infantil e Anos Iniciais permanecem ocupando o prédio anexo, de propriedade da Sociedade São Boaventura e que hoje é alugado pela FIDENE, até o final de 2013.

Neste período de dois anos, a Instituição irá desencadear um amplo processo de reforma do prédio da Sede Acadêmica, onde já funcionam os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, qualificando ainda mais a estrutura existente para receber, a partir de 2014, todos os alunos neste espaço. O Presidente da FIDENE destaca que a nova configuração da escola compreende dois aspectos: o primeiro, de atuação na Educação Infantil a partir dos três anos de idade; e o segundo, de execução, num período de dois anos, do projeto de transferência de todas as turmas do prédio anexo para a estrutura própria da FIDENE, vinculada à UNIJUÍ. “Esta decisão reforça a marca da EFA como uma escola que conta com uma estrutura de Universidade”. Dentre os diferenciais desta estrutura, se destaca o acesso dos alunos a ambientes qualificados, a laboratórios equipados e modernos, a um acervo rico de material bibliográfico distribuído em três grandes Bibliotecas, ginásios, salas equipadas para aulas de dança, ginástica e lutas, pátio rico em equipamentos e espaço adequado a diferentes faixas etárias, acesso permanente ao Museu Antropológico Diretor Pestana e auditórios equipados para palestras e eventos.

O projeto de remodelação e qualificação da estrutura própria da FIDENE/EFA começará a ser executado já no final deste ano letivo, representando, até fevereiro de 2012, quando inicia o novo ano letivo, um investimento superior a R$ 70 mil. Nesta primeira etapa a escola deverá investir em reformas nos dois primeiros pisos da Sede Acadêmica, com novo espaço para a direção e setor administrativo, sala de convivência e implantação de um sistema de monitoramento, por meio de câmeras de vigilância.