Criatec divulga parceria com a Embrapa para incubação de empresas na área do agronegócio - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Criatec divulga parceria com a Embrapa para incubação de empresas na área do agronegócio

Programa de Incubação de Empresas da Embrapa (Proeta) disponibiliza tecnologias a empreendedores que queiram iniciar um novo negócio

A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da UNIJUÍ (Criatec) está marcando presença na Tec-E-Inova de forma diferenciada. A principal ação está focada na divulgação do Proeta – Programa de Incubação de Empresas da Embrapa, que disponibiliza tecnologias desenvolvidas no processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando beneficiar empreendedores que queiram iniciar um novo negócio.

Neste sentido, está participando da programação da feira a analista Thaisy Sluszz, da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, Santa Catarina. Sua participação no evento tem como objetivo apresentar tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e que são disponibilizadas por meio do Proeta, e que poderão ser acessadas aqui na região por meio de convênio entre a UNIJUÍ e a Embrapa, firmado em 2010. A Embrapa é responsável pela parte técnica, enquanto à UNIJUÍ, cabe a gestão, por meio da Incubadora.

Conforme destaca a Analista de Negócios da Criatec, Maria Odete Palharini, a idéia de firmar o convênio é poder disponibilizar novas tecnologias para a região por meio da criação de desenvolvimento de novos negócios “A porta de entrada para a abertura de um negócio é a Criatec, que será a responsável pela elaboração de um plano de negócios e pelo acompanhamento da execução por um período de até três anos”.

Dentre as possibilidades oferecidas pela Embrapa, estão tecnologias nas áreas de micropropagação de plantas in vitro; produção de cogumelos; compostagem de resíduos animais para produção de fertilizantes; produção de farinhas e derivados isentos de glúten; e biocontrole de pragas e doenças.

Algumas experiências exitosas foram trazidas para a feira, a exemplo de uma empresa do Ceará, que produz mudas em laboratório, com alta qualidade e vigor fitotécnico, através do processo de clonagem, utilizando a técnica de micropropagação in vitro. Conforme explica a analista da Embrapa, se trata de uma técnica que assegura a sanidade vegetal e a identidade genética das plantas, isentando as mesmas de doenças e pragas. Dentre as plantas em exposição, estão mudas de abacaxi, banana, cana-de-açúcar e plantas ornamentais. A Farinha do Imperador é outro produto inovador desenvolvido por uma empresa de Brasília, que desenvolveu uma mistura de grãos a partir do cogumelo, livre do glúten.

Dentre as vantagens que o Proeta possibilita, Maria Odete Palharini destaca, em especial, a credibilidade alcançada pelos novos empreendimentos ao associarem seus nomes à duas marcas reconhecidas, que possuem credibilidade e reconhecimento pelas suas ações.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.