Professores da UNIJUÍ partem para intercâmbio internacional na Argentina - Unijuí

Professores da UNIJUÍ partem para intercâmbio internacional na Argentina

Professor Dieter Siedenberg coordena grupo de docentes das áreas da Engenharia e da Administração, que fará contatos na Universidade Tecnológica Nacional

Um grupo de oito professores da UNIJUÍ parte nesta quarta-feira, 24 de agosto, para Buenos Aires/Argentina com o objetivo de ampliar e aprofundar a relações de intercâmbio institucional com a Universidade Tecnológica Nacional – Faculdade Regional de Buenos Aires (UTN-FRBA). A delegação de professores é liderada pelo professor Dieter Siedenberg e composta por Lurdes Froemming, Raquel Kohler, Martin Ledermann, Luiz Antonio Rasia, Claudio Rios, Gil Guimaraes e Raul Sales, todos docentes e pesquisadores vinculados ao DACEC – Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação e ao DCEEng – Departamento de Ciências Exatas e das Engenharias.

A UTN-FRBA é uma universidade que abriga em torno de 12 mil estudantes nas áreas das engenharias e administração, e faz parte de uma rede de aproximadamente 30 universidades tecnológicas distribuídas por toda a Argentina. Para o Professor Dieter Siedenberg esta é “uma oportunidade ímpar de aprofundar as relações acadêmicas com uma instituição de referência na Argentina, pois já temos uma considerável trajetória de contatos com o pessoal da UTN.”

Em 2006 foi iniciado um projeto de estruturação de um dicionário bilíngüe. Em 2007, a UNIJUÍ recebeu a visita de pesquisadores argentinos e em 2008 representantes da instituição foram recepcionados na Argentina. Em 2010 um grupo de nove estudantes de graduação da UNIJUÍ cursou uma disciplina na UTN San Rafael. Em 2011 um grupo de 60 estudantes e professores de engenharia esteve aqui em Ijuí e outro grupo de 14 estudantes da UNIJUÍ conheceu a UTN Buenos Aires e cursou uma disciplina na UTN em San Rafael. Em dezembro de 2011 está prevista a ida de um grupo de mestrandos e em janeiro de 2012 um grupo de graduandos de administração e engenharias vai à UTN San Rafael para realização de atividades acadêmicas.

Agora esse intercâmbio está tomando formas cada vez mais concretas: a delegação de professores da UNIJUÍ, composta por cinco doutores e três mestres, viaja com o objetivo de discutir projetos de pesquisa conjuntos nas áreas de marketing internacional, sustentabilidade na construção civil, robótica colaborativa, saúde e segurança do trabalho, redução na emissão de gases poluentes, eficiência energética, inovação e tecnologia em processos de produção de pequenas e médias empresas, entre outros temas. Além disso, também deverão ser discutidas questões relacionadas ao intercâmbio discente e docente, realização de estágios, proposição conjunta de cursos de Pós-Graduação, publicações científicas, cooperação em editais bi-nacionais, realização de seminários internacionais, entre outros aspectos.