Reitor da UNIJUÍ participa do lançamento do Pacto Gaúcho pela Educação - Unijuí

Reitor da UNIJUÍ participa do lançamento do Pacto Gaúcho pela Educação

Pacto objetiva a construção de políticas públicas voltadas à promoção do conhecimento, pesquisa e qualificação profissional
O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, participou, em Porto Alegre, do lançamento do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica, no Palácio Piratini, na tarde de terça-feira, 23. O Pacto tem como objetivo formar e articular uma rede entre Governo, Universidades, Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa do Estado, contribuindo para a elaboração, proposição e execução de políticas públicas voltadas à promoção do conhecimento, pesquisa e qualificação profissional de professores de nível superior e servidores públicos estaduais em diferentes instâncias do poder público. Também é direcionado a alunos do ensino médio e profissionalizante e à capacitação de trabalhadores para o setor produtivo gaúcho.

O ato marcou também o lançamento de dois projetos integrados ao Pacto: a Rede Escola de Governo e Rederiosul de pesquisa. Apresentado pela secretária de Administração e Recursos Humanos, Stela Farias, e pelo presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, Jorge Branco, a Escola de Governo atuará na formação continuada para a administração pública, por meio de uma rede articulada a instituições de ensino, organismos internacionais, sociedade. Na primeira fase, será composta por 24 instituições responsáveis por 24 programas de formação. Até 2015, a expectativa de investimento na Escola de Governo é da ordem de R$ 100 milhões.

Antes da cerimônia de assinatura do Pacto, o reitor da UNIJUÍ manteve audiência com a direção do Banrisul, junto com outros reitores de universidades comunitárias, para discutir a retomada do Creduc, linha de crédito com o Banrisul, bem como, entregar demandas para a criação de uma nova linha de crédito educativo específico para as universidades comunitárias. “Nossa intenção é buscar sempre novas alternativas para que os alunos possam ter acesso ao ensino superior de qualidade, para tanto, propusemos a criação de uma linha específica para as universidades comunitárias, em 15 dias ficou agendada uma nova reunião quando o Banrisul deve apresentar um projeto inicial para o Comung e iniciarmos a discussão de um projeto nesta linha”, explica Kelm.