Campus da UNIJUÍ sedia até quinta-feira mais uma edição da Feira de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação |
O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, reiterou a importância do empreendedorismo em uma sociedade calcada pelas mudanças da tecnologia. “Temos vivido uma grande transformação que decorre da inovação e tecnologia, que modificaram os conceitos de tempo e espaço, gerando um mundo diferente. Esta mudança foi conceitual que gerou um potencial desemprego, mas temos via empreendedorismo como reverter este processo, se pode transformar empregos em trabalho. É necessário se criar uma cultura empreendedora na região e eventos como este impulsionam estas estratégias, que precisam do esforço de vários agentes como o poder público em todas as esferas, a Universidade como instrumento que garante a educação e busca a disseminação de uma cultura empreendedora e a união de esforços para tornar isso uma realidade”, analisou Kelm.
Neste ano, atrações como a parte lúdica da Feira, com Oficina de Montagem de minirrobôs, oficina de Realidade Aumentada e toda a mostra do evento trazem a expectativa ao público e certeza dos realizadores de uma aprovação dos visitantes no que diz respeito a forma como a Tec-E-Inova foi pensada.
Prêmio Empreendedores 2011
Os vencedores do Prêmio Empreendedores 2011 foram anunciados durante o evento de abertura. O prêmio é dividido em três categorias: comércio, indústria e serviços e tem como objetivo reconhecer o potencial empreendedor dos diferentes segmentos e premiar as empresas que se adéquam as exigências do edital.
Na categoria Comércio, a empresa Iscas Tecnologias foi a grande vencedora. Na categoria Indústria, a empresa Gesso Decorações ficou com o troféu; e a empresa Recarga Fácil venceu a categoria Serviços.
Conforme Marcelo Gadonski, coordenador do Excelência Júnior, várias etapas foram obedecidas para a determinação dos vencedores do prêmio. “O prêmio surge como um desafio que visa reconhecer e aproximar os exemplos da realidade. Foram várias etapas para a seleção das finalistas, com visitação às empresas, apresentação dos cases e votação popular, até se chegar às três vencedoras”, explica.
UNIJUÍ mostra seus projetos na feira
Além de ser uma das promotoras e de sediar mais uma edição da Tec.E.Inova, a Universidade estará participando da feira com uma série de projetos e eventos, que estão relacionados a seguir:
DACEC / Curso de Administração: No dia 23 de agosto, terça-feira, às 15h, acontece o painel Planejamento Tributário, com Áureo Arndt, da Ética Planejamento, de Santa Rosa, voltado a contadores, administradores, empresários, acadêmicos de contabilidade e administração e profissionais que atuam na área tributária. No dia 25, acontece o I Encontro Temático de Administração, com o tema Marketing Digital, às 17h, e às 19h30, o Ciclo de Estudos da Administração (Cidead), com a palestra “Mercado Livre democratizando o comércio eletrônico na América Latina”, com Flávia Marcon.
Departamento de Ciências da Vida: os cursos da área da saúde estarão desenvolvendo oficinas ao longo da semana, tendo como temáticas Saúde e Qualidade de Vida; Exercícios funcionais; Jogos Nutritivos; Preservando o Ambiente: Água e Lixo; e Estética e Cosmética.
DCEEng – O Departamento de Ciências Exatas e Engenharias terá várias ações durante a feira. Os cursos de Engenharia Mecânica e Design são parceiros e estarão apresentando o projeto NEÖ - NACHHALTIGKEIT , EFFIZIENZ und ÖKONOMIE, sigla em alemão para sustentabilidade, eficiência e economia. Os dois cursos estão trabalhando no desenvolvimento de um veículo a gasolina para competir na Maratona Universitária da Eficiência Energética, que acontecerá em Interlagos, São Paulo. O desafio comum a todas as equipes será percorrer, com os protótipos criados, as maiores distâncias possíveis com o menor consumo. Já os cursos de Design e Engenharia Elétrica irão coordenar a oficina de robôs, com montagem de peças para competição. Já o Curso de Engenharia Civil participará com a exibição de vídeos sobre obras incríveis e com uma série de palestras na terça-feira, 23, abordando os temas: Resíduos Industriais: Destinação, Legislação e Responsabilidade Social; Soluções Geotécnicas para obras de Infra-estrutura com Utilização de Gabiões e Geosintéticos; Aplicações e Inovações Tecnológicas para Alvenaria Estrutural; Automação Residencial; e Tecnologias e Inovações para a Cadeia Produtiva da Construção.
Unigestar - A Unigestar estará participando da TEC-E-INOVA com duas apresentações diárias do trabalho realizado, às 20h e 21h. A intenção é dar maior visibilidade ao trabalho realizado e poder abrir caminho para futuras parcerias com empresas. O projeto nasceu há um ano como uma instituição para estágios dos alunos de Psicologia, desenvolvendo projetos e serviços junto a empresas de Ijuí. Entre os trabalhos desenvolvidos está a assessoria para a contratação de recursos humanos e outras demandas apresentadas pelas instituições.
Criatec – A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica fará demonstrações de produtos e serviços desenvolvidos pelas empresas incubadas dando destaque para: Soluções na área de Eficiência e Qualidade de Energia, com a Efisul; Banco de Talentos Empresa Incubada Contemporânea; Novas Tecnologias - convênio com a Embrapa; além da divulgação institucional da Incubadora.
Feconsol – A Feira de Economia Solidária integra a programação da Tec-E-Inova, com mostra de produtos dos diversos empreendimentos de economia solidária. Funcionará diariamente, das 9h às 21h.