Tudo pronto para o início da 5ª Tec-E-Inova - Unijuí

Tudo pronto para o início da 5ª Tec-E-Inova

Campus da UNIJUÍ será palco a partir desta segunda-feira, da quinta edição da maior Feira de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação da região Noroeste
Começa na noite desta segunda-feira a 5ª edição da Feira de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação, Tec-E-Inova. Com o objetivo de fomentar em Ijuí e região o espírito das três áreas que a sustentam, a Feira, este ano, se volta ainda mais para o aspecto local, com o desenvolvimento de empreendimentos e debates que surgiram a partir da implementação da Tec-E-Inova.

Na abertura, além da solenidade com a presença das autoridades e lideranças do município, e também realizadores da Feira, estão previstas atrações como a entrega do Prêmio Empreendedores 2011 e um show de luz com lasers que traz a expectativa de surpreender a todos os presentes no evento. Também serão abertos a partir da noite todos os locais de visitação para o público.

Neste ano, atrações como a parte lúdica da Feira, com Oficina de Montagem de minirrobôs, oficina de Realidade Aumentada e toda a mostra do evento trazem a expectativa ao público e certeza dos realizadores de uma aprovação dos visitantes no que diz respeito a forma como a Tec-E-Inova foi pensada. “É uma Feira onde o visitante terá diversas surpresas positivas ao passar pelo campus. Além disso, as palestras, painéis e oficinas, atrações características do evento, também devem movimentar a nossa Feira superando as expectativas de todos que nos prestigiarem com a sua presença”, salienta o presidente da 5ª Tec-E-Inova, Rodrigo de Barros.

A solenidade de abertura está prevista para às 19h45min, no Salão de Atos da UNIJUÍ. A programação segue com a apresentação do Prêmio Empreendedores e, na sequência, o show tecnológico de luz com lasers. A partir da terça-feira a Feira segue com atrações nos três turnos. Mais informações podem ser buscadas no site da Feira: www.tec-e-inova.com.br.

UNIJUÍ mostra seus projetos na feira

Além de ser uma das promotoras e de sediar mais uma edição da Tec.E.Inova, a Universidade estará participando da feira com uma série de projetos e eventos, que estão relacionados a seguir:

DACEC / Curso de Administração: No dia 23 de agosto, terça-feira, às 15h, acontece o painel Planejamento Tributário, com Áureo Arndt, da Ética Planejamento, de Santa Rosa, voltado a contadores, administradores, empresários, acadêmicos de contabilidade e administração e profissionais que atuam na área tributária. No dia 25, acontece o I Encontro Temático de Administração, com o tema Marketing Digital, às 17h, e às 19h30, o Ciclo de Estudos da Administração (Cidead), com a palestra “Mercado Livre democratizando o comércio eletrônico na América Latina”, com Flávia Marcon.

Departamento de Ciências da Vida: os cursos da área da saúde estarão desenvolvendo oficinas ao longo da semana, tendo como temáticas Saúde e Qualidade de Vida; Exercícios funcionais; Jogos Nutritivos; Preservando o Ambiente: Água e Lixo; e Estética e Cosmética.

DCEEng – O Departamento de Ciências Exatas e Engenharias terá várias ações durante a feira. Os cursos de Engenharia Mecânica e Design são parceiros e estarão apresentando o projeto NEÖ - NACHHALTIGKEIT , EFFIZIENZ und ÖKONOMIE, sigla em alemão para sustentabilidade, eficiência e economia. Os dois cursos estão trabalhando no desenvolvimento de um veículo a gasolina para competir na Maratona Universitária da Eficiência Energética, que acontecerá em Interlagos, São Paulo. O desafio comum a todas as equipes será percorrer, com os protótipos criados, as maiores distâncias possíveis com o menor consumo. Já os cursos de Design e Engenharia Elétrica irão coordenar a oficina de robôs, com montagem de peças para competição. Já o Curso de Engenharia Civil participará com a exibição de vídeos sobre obras incríveis e com uma série de palestras na terça-feira, 23, abordando os temas: Resíduos Industriais: Destinação, Legislação e Responsabilidade Social; Soluções Geotécnicas para obras de Infra-estrutura com Utilização de Gabiões e Geosintéticos; Aplicações e Inovações Tecnológicas para Alvenaria Estrutural; Automação Residencial; e Tecnologias e Inovações para a Cadeia Produtiva da Construção.

Unigestar - A Unigestar estará participando da TEC-E-INOVA com duas apresentações diárias do trabalho realizado, às 20h e 21h. A intenção é dar maior visibilidade ao trabalho realizado e poder abrir caminho para futuras parcerias com empresas. O projeto nasceu há um ano como uma instituição para estágios dos alunos de Psicologia, desenvolvendo projetos e serviços junto a empresas de Ijuí. Entre os trabalhos desenvolvidos está a assessoria para a contratação de recursos humanos e outras demandas apresentadas pelas instituições.

Criatec – A Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica fará demonstrações de produtos e serviços desenvolvidos pelas empresas incubadas dando destaque para: Soluções na área de Eficiência e Qualidade de Energia, com a Efisul; Banco de Talentos Empresa Incubada Contemporânea; Novas Tecnologias - convênio com a Embrapa; além da divulgação institucional da Incubadora.

Feconsol – A Feira de Economia Solidária integra a programação da Tec-E-Inova, com mostra de produtos dos diversos empreendimentos de economia solidária. Funcionará diariamente, das 9h às 21h.