Projeto busca o uso inteligente do computador para o ensino de Matemática - Unijuí

Projeto busca o uso inteligente do computador para o ensino de Matemática

Estudantes secundaristas participam de oficina que utiliza softwares livres para melhorar o ensino/aprendizagem da disciplina
Utilizar os softwares livres para ajudar no ensino da matemática é o principal objetivo do projeto “Softwares livres potenciais para o ensino da matemática: experimentação”, desenvolvido por um grupo de profissionais do Curso de Matemática da UNIJUÍ. Como parte do projeto foi realizada uma oficina no Laboratório de Informática da Sede Acadêmica, com o tema “Construindo conceitos de trigonometria através de softwares livres”, com estudantes do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, que foram acompanhados pela professora de Matemática Neusa Dembourski.

O projeto é desenvolvido por um grupo de profissionais do Curso de Matemática, do departamento DCEEng, da UNIJUI. Fizeram parte da oficina as professoras Cláudia Piva, Lecir Dalabrida Dorneles e Angeli Cervi; a aluna Viviane Roncaglio, Bolsista PIBEX/UNIJUÍ do curso de Matemática; além dos alunos bolsistas PIBIC/CNPq/Ensino Médio, Taciana Uecker e Marco Aurélio de Souza, da Escola Guilherme Clemente Koller.

Para a professora coordenadora do curso de Matemática da UNIJUÍ, Cláudia Piva, a intenção é do uso inteligente do computador em sala de aula. “Atualmente existe uma preocupação, por parte dos professores e pesquisadores, em fazer uso inteligente do computador em sala de aula, fazendo deste recurso uma possibilidade de melhorar o ensino aprendizagem, possibilitando ao aluno a construção do conhecimento, através da análise, experimentação e depuração de idéias. Neste sentido, as ações desenvolvidas neste projeto procuram evidenciar o quanto certos softwares são potenciais para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. O suporte oferecido por eles, não só ajudam a superação dos obstáculos inerentes ao próprio processo de construção do conhecimento matemático, como também podem acelerar o processo de apropriação de conhecimento, pois eles se apresentam como um recurso no qual o aluno pode pensar/criar e manipular as informações, transformando-as em conhecimento”, destaca.

A próxima etapa do trabalho está programada para esta sexta-feira, dia 19 de agosto, e será desenvolvida na Escola.