Abertas as inscrições para o Salão do Conhecimento da UNIJUÍ - Unijuí

Abertas as inscrições para o Salão do Conhecimento da UNIJUÍ

Inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de agosto. O evento acontece de 4 a 7 de outubro
Estão abertas as inscrições de trabalhos para o Salão do Conhecimento da UNIJUÍ. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto. Neste ano a Unijuí está promovendo o XIX Seminário de Iniciação Científica, a XVI Jornada de Pesquisa e a XII Jornada de Extensão e inaugura a 1ª Mostra de Iniciação Científica Júnior e o 1º Seminário de Inovação e Tecnologia.

A Iniciação Científica Júnior é um programa de bolsas de iniciação a pesquisa no ensino médio, estimulada pelo CNPq e que a UNIJUÍ aderiu em 2010. Este programa tem como objetivo fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos, desenvolver atitudes, habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes do ensino médio.

A proposta da 1ª Mostra de Iniciação Científica Júnior é socializar os projetos de pesquisa desenvolvidos por bolsistas orientados pelos pesquisadores da UNIJUÍ e também mostrar os melhores trabalhos científicos de escolas da região. Em 2011 a temática do Salão do Conhecimento é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

As inscrições podem ser feitas no portal UNIJUÍ. Participantes da UNIJUÍ pagam R$ 35,00; de outras instituições pagam R$ 50,00 e estudantes do ensino médio pagam R$ 5,00. A taxa de inscrição refere-se ao Certificado de Apresentação do Trabalho (sem carga horária), aos Anais dos Eventos em CD-Rom e à pasta personalizada. Para estudantes do Ensino Médio, a inscrição dá direito ao Certificado de Apresentação do Trabalho. Os Anais e a pasta podem ser adquiridos separadamente nos dias do evento.

Critérios
A inscrição do trabalho deverá ser realizada pelo primeiro autor do trabalho; os autores de trabalhos não selecionados pela Comissão Científica ou de Extensão não poderão recorrer nem receber devolução do valor pago no ato de inscrição; os trabalhos fora do padrão exigido ou com dados incompletos serão recusados pela Comissão; serão encaminhados para a Comissão somente os trabalhos que efetuaram o pagamento da taxa de inscrição conforme os prazos estabelecidos.

Não serão aceitos os resumos de trabalhos enquadrados em quaisquer dos itens a seguir: resumo com mais de seis autores (contando o orientador); simples descrição de projeto ou intenção de trabalho; resumo sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da pesquisa, incluindo área, nomes dos autores, título etc.

Todos os resumos expandidos serão analisados anonimamente por membros das Comissões Científicas ou de Extensão do evento. O resumo será selecionado ou não selecionado. Será permitido nos trabalhos resumo com tabelas, gráficos, fotos, imagens de qualquer gênero ou de fórmulas matemáticas e químicas (se necessário, descrever por extenso).

O Salão do Conhecimento da UNIJUÍ passou a fazer parte, neste ano, das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo MCT. A finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar também a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ela possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

Objetivos
O Salão do Conhecimento é promovido pela Vice-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Este evento consolida a longa trajetória da UNIJUÍ de promoção de uma semana voltada para socializar a pesquisa e a extensão com a comunidade acadêmica e com a sociedade.

O evento congrega docentes pesquisadores e extensionistas, alunos de graduação e pós-graduação e bolsistas de extensão, iniciação científica e tecnológica das agências de fomento CNPq, FAPERGS e financiadas pela própria UNIJUÍ.