UNIJUÍ Campus Três Passos sedia evento sobre os 50 anos da Legalidade - Unijuí

UNIJUÍ Campus Três Passos sedia evento sobre os 50 anos da Legalidade

Juremir Machado, jornalista do Correio do Povo, palestrou no evento, que encerrou com sessão de autógrafos do livro "Vozes da Legalidade"

A UNIJUÍ Campus Três Passos sediou nesta semana o evento "Ciclo de Reflexão e Debates 50 anos da Legalidade – Uma abordagem histórica". O evento assume o valor histórico e cultural do episódio, trazendo o engajamento da região Celeiro nas celebrações dos 50 anos da Legalidade.

O evento começou na segunda-feira, com a abertura de três exposições: “Cadeia da Legalidade”, “60 anos de vida pública de Leonel Brizola” e “50 anos da Legalidade”. Ainda, uma mostra itinerante do Museu da Brigada Militar, retratando a participação da corporação no movimento. Estudantes de escolas locais visitaram as exposições, abertas ao público nos turnos da tarde e noite.

Ontem ocorreram dois painéis, com o jornalista Carlos Bastos e com o advogado Christopher Goulart, neto do ex-presidente João Goulart. Durante a tarde, além das exposições ocorreu a exibição de documentários sobre o tema. E a noite, palestra com o jornalista, professor, tradutor e escritor Juremir Machado da Silva. Juremir abordou o tema “Aspectos históricos da Legalidade: Brizola e Jango, heróis gaúchos”. Após a palestra teve sessão de autógrafos do livro “Vozes da Legalidade – Política e Imaginário na Era do Rádio”, de autoria de Juremir, editado pela Editora Sulina.

O evento, que ocorreu no Campus da UNIJUÍ, em Três Passos, foi promovido pela Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), com apoio de Unijuí, 21ª Coordenadoria Regional de Educação, Associação das Câmaras Municipais da Região Celeiro (Acamrece), Corede Celeiro, Consórcio Rota do Yucumã e Conselho dos Dirigentes de Cultura da Região Celeiro (Codic).

Créditos das fotos: Vinicius Bindé de Araújo