UNIJUÍ adere à Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia - Unijuí

Colaboradores da Universidade e comunidade em geral poderão entregar seu lixo tecnológico até o dia 28 de agosto

A UNIJUÍ está engajada na Campanha de Recolhimento de Equipamentos de Informática e Telefonia Pós-Consumo, desenvolvida em parceria pelo Sistema Fecomércio, SESC, SENAC, Sindicatos e Prefeitura Municipal, além de empresas parceiras de transporte e reciclagem de resíduos. A campanha é organizada em todo o estado, e acontece, na Instituição, até o dia 28 de agosto, quando a destinação correta será dada aos equipamentos arrecadados.

Para facilitar a entrega do material por parte dos colaboradores da UNIJUÍ e da comunidade em geral, está disponibilizado um ponto de coleta para entrega dos materiais para descarte, junto ao Núcleo de Suporte do Usuário, no Campus da Universidade. As coletas podem ser entregues das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

Também estão sendo recebidos os materiais na Coordenadoria Municipal de Trânsito (rua José Bonifácio); a partir do dia 22 e entre os dias 22 e 25 de agosto haverá um ponto de coleta junto a Tec-E-Inova, também no Campus da UNIJUÍ; e no dia 27 de agosto será montado um ponto de coleta na Praça da República. Este descarte não terá custo nenhum para a comunidade, porém o resíduo descartado deverá ser somente o eletrônico de informática e de telefonia

Estarão sendo recebidos materiais como: CPU completa; Monitores; Teclados; Mouse; Impressoras; Notebooks; Estabilizadores; No Break; Telefones Celulares e suas Baterias; Carregadores; Telefones sem Fio; Cabos; Terminais; Centrais Telefônicas; Placas de Rede; Placa Mãe; Placa de Vídeo; Placa de Som; Placa de Fax; Modem; Decodificador.
Números do lixo tecnológico - Estima-se que, no Brasil, a produção anual de computadores gire em torno de 15 milhões de unidades e mais de 200 milhões de celulares. Esse volume torna-se resíduo eletrônico devido à obsolescência e ao rápido avanço da tecnologia. Os componentes desses equipamentos contêm metais pesados que são considerados altamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.