Projeto Rádio na Escola inaugura mais duas rádios - Unijuí

Projeto Rádio na Escola inaugura mais duas rádios

Projeto leva rádios para dentro das escolas como forma de promover cidadania e gerar conhecimento e aprendizado
O projeto Rádio na Escola inaugura mais duas rádios nesta semana: A “Rádio Mandio, a rádio que cultiva idéias”, no Instituto Municipal de Educação Assis Brasil (Imeab), a primeira escola municipal a receber o projeto; e a “Rádio Otávio da Rocha, novos tempos, novas idéias”, instalada na Escola Estadual Otávio Caruso Brochado da Rocha.

Desenvolvido desde 2008, o projeto já implantou sete emissoras de rádio em escolas públicas de Ijuí : Rádio Emil, na Escola Emil Glitz; Rádio Estação Restrita, no 25 de Julho (em 2008); Rádio CEM, no Colégio Modelo; Rádio Policultura, na Escola Polivalente (em 2009); Rádio Ruizinho, na Escola Ruizinho; Rádio Conexão, na Escola Ruyzão; Rádio Chico Mendes, na Escola Chico Mendes (em 2010). “As rádios estiveram em intensos preparativos para o momento da inauguração. No Imeab, uma empresa de informática doou o computador para a rádio e a Prefeitura reformou uma sala para o funcionamento da rádio em ambiente de estúdio. No Otávio da Rocha, os alunos pintaram a sala e o slogan e a logomarca na parede, escolhidos a partir de um concurso interno. Foram confeccionadas camisetas para este momento especial”, comenta a professora coordenadora do projeto Vera Raddatz.

A coordenação do projeto em cada escola está sob a responsabilidade de professores que fazem a ponte com os alunos e a escola como um todo. No Imeab, tem esta tarefa as professoras Elisiane Haas, Vera Pompeo e Silvana Jung de Corduva. No Otávio da Rocha, o trabalho é da professora Márcia Oldemburg, Rosemarí Jaergen e Regina Ribeiro.
Montar uma rádio, mesmo que interna, exige muito trabalho e dedicação.

Professores e alunos voluntários do Projeto participam durante oito semanas consecutivas de oficinas de capacitação na qual aprendem as noções básicas de como funciona uma rádio, depois se reúnem na escola com a coordenação do projeto e elaboram uma proposta para o funcionamento, desde a programação até a seleção musical, durante uma tarde por semana. “Acreditamos que o maior desafio da educação é criar mecanismos de aprendizagem que possam não só propiciar o conhecimento, mas formar cidadãos autônomos, que tenham iniciativa e possam contribuir para a cidadania. As ferramentas que o Rádio na Escola oferece é um passo nesta direção”, acredita Vera Raddatz.