Produção de acadêmicos de Jornalismo apresentará projetos de pesquisa da UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Alunos do componente de Jornalismo Especializado produziram reportagens sobre pesquisas desenvolvidas na Universidade
Um desafio muito especial. Desta forma que o professor Márcio Granez, do Curso de Comunicação Social, Jornalismo, da UNIJUÍ, classifica a produção dos acadêmicos do curso no Componente Curricular de Jornalismo Especializado.

No decorrer das aulas do primeiro semestre, os acadêmicos foram desafiados a produzir reportagens sobre projetos de pesquisa desenvolvidos na UNIJUÍ, nas mais diversas áreas. O trabalho contou com o apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e da Coordenadoria de Marketing. O resultado desta produção é apresentado a partir de hoje, no jornal eletrônico Comunic@, veículo institucional da Universidade.

O professor Márcio Granez explica, a seguir, a proposta do trabalho desenvolvido em sala de aula: “O componente curricular de Jornalismo Especializado visa a apresentar os conceitos e técnicas relativos à comunicação segmentada, voltada para públicos específicos". Conforme explica o professor, partimos do princípio de que a tarefa do jornalista, nesse caso, é ‘traduzir’ a linguagem técnica, específica, dos diversos segmentos, para uma forma mais ampla de comunicação. Assim é que buscamos instrumentalizar o aluno a aplicar os mesmos princípios da construção da notícia às informações mais restritas de áreas segmentadas.

No semestre em curso, o desafio foi produzir reportagens sobre a pesquisa na universidade. Um tema fascinante e ao mesmo tempo complexo, a pesquisa é uma das áreas de atuação mais importantes da universidade, dadas as suas implicações para o desenvolvimento social. Muito do saber produzido nos laboratórios e gabinetes, no entanto, tende a ficar restrito a esses ambientes, devido às próprias condições necessárias para o amadurecimento dos projetos. O desafio que lançamos à turma foi justamente o de tentar trazer à luz essa riqueza que é produzida na Unijuí. Com o incentivo da Coordenadoria de Marketing e da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o resultado, ainda um passo inicial, mas que seguramente marcará o aprendizado dos futuros jornalistas, aí está.”


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.