Produção de acadêmicos de Jornalismo apresentará projetos de pesquisa da UNIJUÍ - Unijuí

Produção de acadêmicos de Jornalismo apresentará projetos de pesquisa da UNIJUÍ

Alunos do componente de Jornalismo Especializado produziram reportagens sobre pesquisas desenvolvidas na Universidade
Um desafio muito especial. Desta forma que o professor Márcio Granez, do Curso de Comunicação Social, Jornalismo, da UNIJUÍ, classifica a produção dos acadêmicos do curso no Componente Curricular de Jornalismo Especializado.

No decorrer das aulas do primeiro semestre, os acadêmicos foram desafiados a produzir reportagens sobre projetos de pesquisa desenvolvidos na UNIJUÍ, nas mais diversas áreas. O trabalho contou com o apoio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e da Coordenadoria de Marketing. O resultado desta produção é apresentado a partir de hoje, no jornal eletrônico Comunic@, veículo institucional da Universidade.

O professor Márcio Granez explica, a seguir, a proposta do trabalho desenvolvido em sala de aula: “O componente curricular de Jornalismo Especializado visa a apresentar os conceitos e técnicas relativos à comunicação segmentada, voltada para públicos específicos". Conforme explica o professor, partimos do princípio de que a tarefa do jornalista, nesse caso, é ‘traduzir’ a linguagem técnica, específica, dos diversos segmentos, para uma forma mais ampla de comunicação. Assim é que buscamos instrumentalizar o aluno a aplicar os mesmos princípios da construção da notícia às informações mais restritas de áreas segmentadas.

No semestre em curso, o desafio foi produzir reportagens sobre a pesquisa na universidade. Um tema fascinante e ao mesmo tempo complexo, a pesquisa é uma das áreas de atuação mais importantes da universidade, dadas as suas implicações para o desenvolvimento social. Muito do saber produzido nos laboratórios e gabinetes, no entanto, tende a ficar restrito a esses ambientes, devido às próprias condições necessárias para o amadurecimento dos projetos. O desafio que lançamos à turma foi justamente o de tentar trazer à luz essa riqueza que é produzida na Unijuí. Com o incentivo da Coordenadoria de Marketing e da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, o resultado, ainda um passo inicial, mas que seguramente marcará o aprendizado dos futuros jornalistas, aí está.”