UNIJUÍ representada na 63ª Reunião Anual da SBPC - Unijuí

UNIJUÍ representada na 63ª Reunião Anual da SBPC

Tradicional evento científico acontece em Goiás, de 10 a 15 de julho. Oito trabalhos de iniciação científica realizados na UNIJUÍ estarão sendo apresentados
Oito trabalhos de iniciação científica realizados na UNIJUÍ estarão sendo apresentados na 63ª Reunião Anual da SBPC, que este ano acontece em Goiânia/GO, de 10 a 15 de julho. Os trabalhos foram escolhidos pela Comitê Científico e três deles receberão uma ajuda de custo institucional de R$ 500,00 para participar do evento.

Os três projetos subsidiados são: Incontinência urinária em mulheres pos-menopausa: ensaio clínico (Fabiana Bruinsma e Francieli Prediger); Perfil, fatores de risco e avaliação da qualidade de vida de pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico em uma unidade de nefrologia da região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Bárbara Letícia Dudel Mayer); Avaliação da adesividade e perda de massa de misturas asfálticas com diferentes tipos e teores de cal (Fernando Dekeper Boeira, Eduardo Pasche e Gustavo Pires);

Os outros cinco projetos que serão apresentados na reunião anual da SBPC são: Estudo das variáveis que influenciam a estabilização química de um solo residual de basalto encontro na região de Ijuí/RS (Carlos Filipe Correia e Silva, Fernando Cronst e Eduardo Pache); Análise do desenvolvimento na aquisição das etapas da fala (linguagem) em crianças de 15 meses a 4 anos de idade em escola públicas da rede municipal de Ijuí/RS em 2009 e 2010 (Fernanda Dallazen, Giulia Gatelli e Luciana Meggiolaro Pretto); Avaliação da capacidade funcional em portadores de insuficiência renal crônica que não realizam hemodiálise (Fernanda Dallazen, Karlyse Claudino Belli); Certificação de edificações sob o ponto de vista da sustentabilidade, (Tâmela Arend Campos, Leticia Cazarotto, Luís César da Cruz de Souza); Avaliação qualitativa das opções de tratamento de esgoto para o Campus da UNIJUÍ – Ijuí/RS (Tâmela Arend Campos).

Realizado desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e representantes de sociedades científicas, o evento é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em ciência e tecnológia.

Além da programação científica, são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem, programação voltada para estudantes do ensino básico e para a população infanto-juvenil no geral, da ExpoT&C mostra de ciência e tecnologia, e da SBPC Cultural atividades artísticas regionais.