Acadêmicos experimentam prática profissional durante a graduação - Unijuí

Acadêmicos experimentam prática profissional durante a graduação

No final do curso, acadêmicos de Direito são desafiados a exercerem as funções de magistrado, advogado e órgão de acusação

Os acadêmicos do 9º semestre do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ realizaram a Sessão de Julgamento em Plenário de Júri, nos campi de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa, momento em que enfrentaram um dos principais desafios aos operadores do Direito, principalmente aqueles que pretendem exercer a advocacia criminal: a atuação perante um júri popular.

Os júris simulados têm como base processos reais e contaram com a parceria dos foros locais que cederam seus espaços físicos e com a presença de professores e demais alunos do curso que prestigiaram os eventos.

O Núcleo de Prática Jurídica, do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ é composto pelos componentes curriculares de Estágio Supervisionado, cujas aulas são realizadas junto ao Escritório Modelo, bem como pelos componentes curriculares de Prática Jurídica Civil, Trabalhista e Penal, os quais se caracterizam pelo estudo de conteúdos ministrados em sala de aula e pela participação em sessões, audiências e outros atos judiciais e extrajudiciais, em qualquer Comarca. A Sessão de Julgamento está dentre as práticas simuladas quando os alunos exercem as funções de magistrados, advogado e órgão de acusação.

Especificamente, no que se refere ao componente curricular de Prática Jurídica Penal, seus conteúdos compreendem a análise de processos judiciais e outras práticas pedagógicas similares, tais como elaboração de peças processuais, práticas simuladas e visitas a órgãos públicos na área do Direito Penal e Direito Processual Penal.

Esta modalidade de prática jurídica tem como objetivo oferecer aos acadêmicos habilitação técnico-profissional na área jurídico-penal. Desta forma, proporciona a aplicação prática de conteúdos teóricos, voltados especificamente para a temática dos direitos fundamentais do acusado, pelo exercício do poder de criatividade, de oratória e de redação, capacitando-os à elaboração de peças judiciais e à realização de atos processuais necessários ao exercício profissional.