Reitoria traz bons resultados de viagem à Europa - Unijuí

Reitoria traz bons resultados de viagem à Europa

Contatos para ampliar relações e a busca de cooperação acadêmica e científica foram os principais resultados da viagem da comitiva da UNIJUÍ à União Europeia

Estabelecer contatos e estreitar laços de cooperação acadêmica e científica internacional, mais especificamente com a União Europeia, foi o principal objetivo da viagem do Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, à Europa. Acompanhado da Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi e pelo professor Telmo Frantz, cumpriu uma extensa agenda no exterior.

“Fomos em busca de criar condições para um conjunto de parcerias e consolidar as relações internacionais para um espectro mais amplo. Em todos os países que visitamos há possibilidade de mobilidade de estudantes e parcerias para intercâmbio com os professores, o que nos dá um diferencial como instituição e um diferencial para o aluno da UNIJUÍ”, sintetiza Kelm.

O Reitor enfatiza que os objetivos de abrir espaços de intercâmbio, constituir pesquisas conjuntas e viabilizar a vinda de professores visitantes foram cumpridos durante as visitas à União Europeia e que em todos os contatos feitos a receptividade foi uma marca comum. “Nossa iniciativa ficou bastante convergente com as expectativas e interesses das instituições em Portugal, na Espanha, na Alemanha e na França, consolidando e ampliando relações já existentes e criando novas relações. Para além da mobilidade de alunos e professores, em forma de intercâmbio e pesquisa, existe um interesse em estágios profissionais, ou seja, para além da organização de planos de estudos que contemplem atividades acadêmicas, nos níveis de graduação, mestrado ou doutorado, mas também articulados a um programa de experiências profissionais às organizações”.

Sobre o diferencial da universidade ofertar aos acadêmicos oportunidade de estudos em instituições internacionais, a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, reforçou que o intercâmbio de estudantes também se traduz em ganhos para os colegas de curso. “A cooperação internacional é um elemento importante para que tenhamos uma excelência acadêmica a partir dos movimentos de mobilidade desde a graduação. Também é muito importante que o aluno em sua volta traga a experiência para os colegas e ele também se torne uma ponte com a instituição”, afirma.

O professor Martinho lembrou, ainda, que a ida à Europa reforçou a posição do Brasil como um dos países que mais se destaca no âmbito de investimentos e relacionamentos de pesquisa e desenvolvimento.

Foram visitadas as universidades do Porto e Fernando Pessoa, ambas em Portugal, para a ampliação dos contatos já existentes. Na Espanha, em Sevilha, o encontro discutiu o ensino e a pesquisa na área da Ciência da Computação. Na Universidade Autônoma de Madrid, foram realizados encontros voltados para as áreas de engenharias, administração e modelagem matemática. Na cidade de Bonn, o grupo participou do encontro do Conselho de Reitores da Alemanha. Em Aachen, na Universidade de Ciências Aplicadas da Cidade de Aachen, o debate sobre cooperação girou em torno de empreendedorismo, desenvolvimento regional e engenharias. Em Leipzig, a comitiva visitou o Centro Alemão de Pesquisa em Biomassa, referência internacional em estudos do uso do lixo como fonte de energia sustentável, podendo daí surgir uma parceria inclusive com a Prefeitura Municipal de Ijuí. E, em Grenoble, na Universidade Mendes France, na França, o debate girou em torno de possibilidades nas áreas da contabilidade e da administração.

Para Martinho Kelm “estreitar as relações com instituições da União Europeia é aprimorar os processos de formação e de compreensão da realidade para que os egressos e os professores estejam alinhados nas principais áreas de pesquisa, especialmente as que têm preocupação mundial e para que a Unijuí consiga se diferenciar por tomar estas iniciativas, alinhando-se no contexto da grande estratégia da reitoria, que é trabalhar a excelência acadêmica”.

As primeira foto é no Centro de Biomassa da Alemanha. A outra foto é com a Diretora da Faculdade de Nutrição e professores da Universidade do Porto e a última foto é do encontro na Universidade Fernando Pessoa, em Portugal.