Inclusão em debate na Universidade - Unijuí

Inclusão em debate na Universidade

Acadêmicos da UNIJUÍ realizam estudos com alunos portadores de necessidades educacionais especiais e apresentam resultados em sala de aula

Acadêmicos de cursos de licenciatura da UNIJUÍ possuem em seu currículo acadêmico o componente curricular ‘Educação Especial’, do Núcleo Comum das Licenciaturas. O objetivo do componente é que os acadêmicos realizem um estudo de caso com alunos que estão matriculados nas escolas regulares e têm necessidades especiais, situações de inclusão social.

Neste semestre, acadêmicos do Campus Santa Rosa desenvolveram estas atividades no componente curricular ministrado pela professora Marta Borgmann. Para marcar o encerramento da disciplina, neste mês, a acadêmica Liane Engel Steffens trouxe uma visita para a sala de aula: o jovem Vinícius Streda. Ele foi sujeito de estudo de Liane, em seu estudo de caso.

O jovem Vinícius Ergang Streda, de 23 anos, morador do interior de Santo Cristo, sonha em fixar uma carreira como escritor. Vinícius, que tem Síndrome de Down, trabalha na divulgação da segunda edição de um livro que conta sua história de vida e a relação de pessoas que possuem a Síndrome com familiares e comunidade. A obra, que leva o título ‘Nunca Deixe de Sonhar: os sonhos e a vida de um jovem com Síndrome de Down’, é de autoria dele e de sua prima Carina Streda, psicopedagoga clínica, que acompanha a trajetória do jovem.

Vinícius nasceu em Santo Cristo, onde vive até hoje, na comunidade de Bom Princípio Alto, no interior. Ele mora com seus pais e um irmão. Quando criança ele frequentou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e deu continuidade aos estudos na Escola Nossa Senhora Aparecida, da própria comunidade, hoje desativada, até a 4ª série. Ele estudou com alunos de várias séries na mesma sala e com o mesmo professor. Depois seguiu para a Escola Estadual de Ensino Médio Leopoldo Ost, na zona urbana de Santo Cristo, onde curso até o 1º ano de Ensino Médio. Entre o estudo, trabalhava também no mercado da família.

Na palestra aos acadêmicos da UNIJUÍ, Vinícius revelou que a partir do 1º ano do Ensino Médio possuía muita dificuldade de aprender, e, apesar de saber da importância de conviver com seus colegas, resolveu interromper os estudos e trabalhar com seus pais no mercado da família. Nos tempos disponíveis, dedicou tempo para desenvolver a carreira como escritor: “parei de estudar, pois sabia que não conseguiria mais aprender, mas, em troca disto, sempre sonhei em conseguir escrever um livro, e hoje ele existe”.

Liane é acadêmica de Letras – Língua Inglesa, e também mora em Santo Cristo. Ela conta que conhecia o Vinícius mas nunca havia conversado com ele. Durante a disciplina buscou aproximação e se impressionou com a história de vida do jovem: “fiz o estudo de caso, e o convidei para ir até a Universidade. Como ele está acostumado a dar palestras, e gosta, topou. Ele contou de seus sonhos e dificuldades para todos os acadêmicos que cursam a disciplina”.

Ela acredita ser de extrema importância este debate sobre a inclusão, e que espaços devem ser criados na sociedade para este público. Liane diz que ao debater inclusão, a escola deverá avaliar junto ao aluno e sua família onde e se deve ser incluído no ensino regular. Para a professora da disciplina, Marta Borgmann, o tema inclusão deve ser debatido na Universidade e na escola: “a relação de nossos alunos com estas situações fazem com que eles, já durante a graduação, discutam o contexto escolar a partir da diversidade”.

Vinícus promove palestras em prefeituras, associações, empresas, escolas e universidades do Estado, e estuda uma proposta de palestra em São Paulo. Nas palestras, sua prima, psicopedagoga, descreve questões técnicas de sua área e os relatos de experiência do Vinícius seguem de acordo com a proposta. Ela revela que recebem relatos de professores que participaram das palestras e perderam o medo de ensinar alunos com Síndrome de Down.

Agora, a meta de Vinicius é se fixar como autor de livros, além de autor e ator de novelas. Ele já planeja um novo exemplar que deve trabalhar o tema de inclusão para crianças: “é um livro que todas as crianças do Brasil poderão ler”, adianta. Ele diz que é muito bom ser um autor de um livro especial: “e melhor ainda é ter o reconhecimento das pessoas, isto me comove, me faz ir cada vez mais longe. Não há palavras para agradecer”. O livro do Vinícius pode ser adquirido através do site www.livronuncadesistadesonhar.blogspot.com, ou pelo e-mail livroespecial@hotmail.com.