Acadêmicos de Administração realizam I Amostra de Negócios - Criar e Administrar - Unijuí

Evento ocorreu na noite de segunda-feira, no Campus Santa Rosa, e reuniu ideias de futuros empreendedores

Acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizaram na noite desta segunda-feira a I Amostra de Negócios - Criar e Administrar. O evento é atividade do componente curricular Gestão de Negócios. Os alunos se dividiram em grupos e, a partir de ideias inovadoras, criaram um plano de negócios, para sugerir novos produtos e serviços para a região.

As ideias foram expostas na noite de segunda-feira, no hall central do Campus. Os acadêmicos montaram bancas para expor seus produtos e serviços. Demais acadêmicos de todos os cursos, professores e visitantes puderam acompanhar a explanação dos alunos que expuseram suas propostas de negócio, que envolvem os segmentos de comércio, indústria e serviços.

- Reaproveitamento de Uniformes: o plano de negócio sugere o reaproveitamento de uniformes da empresa Procel, de Santa Rosa. Qualquer defeito no uniforme é motivo de descarte, já que os funcionários trabalham com energia elétrica, o que exige cuidados especiais nos uniformes. A empresa de projetos e construções elétricas faz um descarte de 100 uniformes mensais, e os alunos propõem a fabricação de cobertores, tapetes e aventais com o material. A ideia é que os novos produtos sejam doados para instituições beneficentes. O objetivo é estender a ideia para outras empresas que tenham um descarte frequente de uniformes, como metalúrgicas, por exemplo.

- Plano de Saúde Animal: o objetivo é criar um plano de saúde animal, que atenda a serviços de vacinação, remédios, banho e tosa. O serviço se tornaria viável com parceria com todos pet shops da cidade. O serviço não existe no interior do Estado, e tem ganhado destaque em capitais.

- Blocos de concreto com coloração: produzir blocos de concreto coloridos. Acadêmicos propõem a produção de blocos de concreto com uma máquina especial, que produz os blocos no local em que ocorre a construção, evitando o transporte dos produtos. Outro diferencial seria uma coloração nos blocos. Em construções de muros, por exemplo, a pintura não seria necessária.

- Salão de beleza para crianças: o empreendimento, com um ambiente personalizado, decoração infantil, sala de massagem e vídeo game receberia meninos e meninas para tratamento de beleza. A ideia de sucesso em grandes centros seria trazida para Santa Rosa. O plano contempla também a promoção de festas de aniversário no salão.

- Alimento para gado de corte: criar uma fazenda modelo para confinamento de gado bovino. Este é outra ideia apresentada na Amostra. Acadêmicos propõem uma fazenda modelo para apresentar para produtores uma máquina que fabrica alimento para gado de corte. A máquina processa mandioca e cana de açúcar para a alimentação animal. O produto pode processar também soja e sorgo.

- Artesanato solidário: um grupo de alunos propõe a formação de uma cooperativa de produção de artesanato. A ideia partiu de escolas que abrem espaço para mães de alunos produzirem artesanato. O objetivo é formar uma cooperativa das escolas de Santo Cristo que realizam esta produção. Os lucros seriam revertidos para as próprias instituições de ensino. Os artesanatos são produzidos com material reciclado e provenientes da natureza.

- Creche em área industrial: dois acadêmicos propõem a criação de uma creche comunitária na área industrial de Santa Rosa. Seria destinada a filhos dos mais de 500 metalúrgicos que trabalham no local. A estrutura teria capacidade inicial para 50 crianças, podendo chegar a 100. O Sindicato patronal daria a estrutura e a prefeitura os professores e merenda escolar.

A professora do curso de Administração Cleide Rigon, que ministra o componente, destaca que o componente curricular e a Amostra provocam o espírito empreendedor dos alunos: “eles elaboraram planos de negócios a partir de um embasamento teórico e de contato com empresários e comunidade. Eles perceberam na sociedade demandas, e a partir disto, criaram suas propostas de produtos e serviços”.

A professora destaca que, viável ou não, eles planejaram o negócio, e agora devem apresentar ao meio empresarial, para possível implantação. A ‘I Amostra de Negócios - Criar e Administrar’ do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa foi uma proposta da professora, mas organizada e implantada pelos alunos do componente no primeiro semestre de 2011.