Acadêmicas de Jornalismo da UNIJUÍ são classificadas para o ‘Primeira Pauta’ - Unijuí

Acadêmicas de Jornalismo da UNIJUÍ são classificadas para o ‘Primeira Pauta’

Concurso promovido pelo jornal Zero Hora possibilitará ao vencedor acompanhar as etapas de uma grande reportagem

As acadêmicas Michelle Tjäder e Júlia Krentkoski, do curso de Jornalismo da UNIJUÍ, foram classificadas para a segunda fase do concurso ‘Primeira Pauta’, promovido pelo jornal Zero Hora. A divulgação dos dez classificados foi feita na edição deste domingo, já anunciando as próximas fases do concurso. O vencedor do ‘Primeira Pauta’ terá a oportunidade de acompanhar os passos de uma grande reportagem produzida por jornalistas e editores do Zero Hora.

Júlia Krentkoski tem 17 anos e está no 1º semestre do curso de Jornalismo. Ela recebeu a notícia da classificação no final da tarde de sábado, quando amigos já tinham visto o jornal de domingo, que anunciou a classificação. Ela conta que conheceu o projeto neste semestre, quando assistiu palestra de uma jornalista do Zero Hora na UNIJUÍ, e resolveu participar. Na primeira fase precisava escrever um texto dizendo o por que decidiu ser jornalista, e destacou que acredita no ato de escrever: “gosto de escrever e acredito que com a escrita alcançamos grandes conquistas”. A acadêmica natural da cidade de Cerro Largo terá de produzir para a segunda fase do concurso uma reportagem de um projeto sustentável, e vai buscar em sua cidade as fontes para a reportagem: “moro em Ijuí para cursar a graduação, mas neste feriado já vou para Cerro Largo e irei decidir o tema da reportagem. Nem acreditei quando soube do resultado”.

Além da caloura Júlia, a formanda Michelle Tjäder, do 7º semestre do curso, também foi classificada para a segunda fase do concurso. Michelle, que tem 20 anos, conta que conhecia o concurso desde a primeira edição, que ocorreu no ano passado, mas perdeu o prazo das inscrições: “neste ano me adiantei, fiz o texto logo que abriram as inscrições”, relata. No texto que ela encaminhou ao concurso relatou o motivo da escolha pela profissão: “escrevi sobre o papel que o jornalista assume ao suprir a necessidade da comunidade saber o que está acontecendo em todos os lugares, inclusive fora de seu alcance”. A acadêmica natural de Cruz Alta buscará em Ijuí o tema para a reportagem da segunda fase. Ela mora em Ijuí, onde cursa a graduação, e são grandes as expectativas para a próxima fase.

Além das duas acadêmicas da UNIJUÍ integram a lista dos 10 finalistas três acadêmicos da PUCRS, e um de cada uma das seguintes instituições: UFRGS, UFSM, UCS, Unisinos e Unipampa. A próxima fase tem como tarefa a produção de um texto com o tema “Nosso Mundo Sustentável: o que está sendo feito na sua cidade para melhorar o planeta”.

Serão escolhidos cinco acadêmicos para a seleção final. Um será escolhido pelo voto popular, por meio do Blog do Editor, entre os dias 9 e 22 de julho. Os finalistas ainda participarão de uma entrevista com repórteres e editores e elaborarão um novo texto. A divulgação do vencedor, que ganhará a oportunidade de acompanhar uma grande reportagem, será em 14 de agosto. No ano passado o acadêmico do curso de Jornalismo da UNIJUÍ Mateus Tamiozzo foi um dos seis finalistas do projeto. Mais informações no site www.zerohora.com.br/blogdoeditor.