Culturas iniciadoras na produção de embutidos é tema de seminário na UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Evento reuniu produtores e acadêmicos nesta sexta-feira, no Campus Santa Rosa


O curso de Química Industrial de Alimentos da UNIJUÍ, em parceria com a Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, realizou em Santa Rosa o seminário ‘Importância de culturas iniciadoras na elaboração de embutidos cárneos’. O evento reuniu acadêmicos e produtores de embutidos da região.

As atividades começaram na manhã de sexta-feira, com palestra da Dra. Ângela Maria Fiorentini, professora do Departamento de Ciência e Tecnologia da UFPel. Ela destacou aos participantes a importância da inserção de culturas iniciadoras em embutidos: “hoje as agroindústrias acrescentam sal de cura para dar coloração ao salame, por exemplo. As culturas iniciadoras podem trazer ainda mais benefícios aos embutidos”. A professora explica ainda que culturas iniciadoras são bactérias reproduzidas em laboratório: “são bactérias que não trazem danos ao alimentos, nem ao consumidor, muito pelo contrário, trazem benefícios”.

O evento teve também palestra com a Dra. Maristela Cortez Sawitzki, professora do curso de Farmácia da Unipampa, Campus Uruguaiana; e da Ms. Leidi Daiana Preichardt, professora do Departamento de Biologia e Química da UNIJUÍ. O objetivo do seminário foi expor, aos acadêmicos, experiências na produção de embutidos. E, aos produtores, a inserção de culturas iniciadoras na produção, como forma de agregar valor ao produto. Os debates ocorrem em torno de uma pesquisa, financiada pela Secretaria e Embrapa, que desenvolve culturas iniciadoras para a inserção em embutidos.




Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.