Em 20 de julho de 2001, entrava no ar, em caráter definitivo, a Rádio Educativa UNIJUÍ FM. Uma conquista da universidade, alcançada após mais de 10 anos de expectativa |
Primeira etapa vencida, era hora de trabalhar para colocar em funcionamento a rádio. Compuseram a comissão de implantação, formada em janeiro de 2001, os professores da UNIJUÍ Celestino Perin, Lídia Inês Allebrandt e Vera Lúcia Raddatz, além dos colaboradores Dionei Fábio Buske, da Coordenadoria de Informática, e João Luis Bindé, então integrante da Assessoria de Comunicação da universidade. Coube a esta comissão debater e organizar o cronograma de atividades iniciais, para que a rádio fosse ao ar. Estrutura física, equipamentos, recursos humanos, concepção de programação, grade de programas, identidade visual e muitos outros aspectos foram definidos até que em 16 de julho, às 10h08, foi ao ar a primeira transmissão da UNIJUÍ FM, ainda em caráter experimental. “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, da banda irlandesa U2, foi a primeira canção que rodou na programação da emissora.
Pouco mais de um mês depois, em 20 de julho, foi inaugurada a Rádio UNIJUÍ FM, com o slogan “Ideias que Tocam”. A solenidade aconteceu em quatro momentos: a inauguração da emissora, visita às instalações, coquetel e show de inauguração, com a participação do Coral da UNIJUÍ, e dos artistas Paulinho Löw, Gente da Noite e Paulo Schneider e Banda Nosferatu. Assumiu nesta ocasião, como Diretora da Rádio, a professora Lídia Inês Allebrandt.
Estava no ar, a partir de então, a Rádio Educativa UNIJUÍ FM. Operando em freqüência de 106,9 MHZ, com potência de 0,1 KW, a rádio alcançava um raio de 22 quilômetros de distância. Seguindo a proposta de se constituir como espaço plural, voltado à diversidade cultural e de idéias, à pesquisa e à interatividade, a emissora deu início à sua programação jornalística, educativa e musical. Faziam parte da grade de programação os já extintos programas Rápido e Rasteiro, Secos e Molhados, Elástico, Eclético e Adesivo 106, além dos que permanecem até hoje no ar, como o Estação Brasil, Plural, Coletivo 106, Bicho Papão, Direção & Arte, Ambiente Vivo, Encontro Casual, Direto do Forno e Vozes da Terra.
Junto com a emissora, entrava em funcionamento também, em 2001, a produtora cultural, responsável pela realização de inúmeras iniciativas no município e região, como os projetos Múltiplas Vertentes Culturais, Mosaico Cultural e Natal Encanto. A produtora permaneceu ligada à rádio até o final de 2005.
De lá para cá, nestes 10 anos de história diversos entrevistados, convidados, artistas, políticos e pensadores passaram pelos microfones da 106.9. Grandes eventos, acontecimentos, descobertas, polêmicas e tragédias foram noticiadas. Clássicos da música, novidades, bandas consagradas e desconhecidas mostraram seu som na grade de programação. A potência foi ampliada para 1KW, alcançando uma audiência ainda maior, chegando a um raio de 65 quilômetros. Pela internet, onde a rádio é transmitida desde 2001, a audiência ultrapassa as fronteiras e aproxima de Ijuí ouvintes espalhados por todo o mundo. São 10 anos de uma história construída sobre os pilares fundamentais da Música, Informação e Universidade.
Comemorações
O aniversário de 10 anos da UNIJUÍ FM já está sendo comemorado desde o primeiro minuto de 2011, quando foi ao ar um jingle comemorativo. Além disso, durante todos os meses de ano eventos e promoções especiais vem interagindo com os ouvintes. Um destes eventos é o Brique do Som, que foi transferido para o próximo domingo, dia 24. Atividade será na Praça da República, a partir das 15h, com a promoção de um espaço para interação, compra, venda e troca de itens relacionados ao mundo da música, além de apresentações ao vivo e sorteio de brindes.
Além disso, nesta quarta-feira a emissora leva ao ar uma programação especial. Abrindo a manhã de hoje, o Estação Brasil Notícias apresentou trechos de entrevistas realizadas no momento da inauguração da rádio. Depoimentos de ouvintes e de convidados que passaram pela emissora nestes 10 anos também vão movimentar a programação. Camisetas comemorativas ao aniversário serão sorteadas entre os ouvintes durante todo o dia e, ainda, um prêmio especial brindará um ouvinte no final da tarde. Convidados também vão fazer parte da programação, no Plural, ao meio-dia, e também no Chá das Cinco, às 17h30.
Fotos: solenidade de inauguração da Rádio, na noite de 20 de julho de 2001.
Créditos: Arquivo MADP/FIDENE