Delegação da UNIJUÍ conhece experiências de inovação e tecnologia no Vale do Silício - Unijuí

Comitiva retorna neste final de semana dos Estados Unidos, trazendo resultados positivos para qualificar ações nestas áreas
Delegação da UNIJUÍ, composta pelo reitor Martinho Kelm, pela vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Evelise Berlezi, e pela gerente da AGIT, Sandra Albarello, está participando, no Vale do Silício, na Califórnia/EUA, de evento internacional que tem como tema central a vinculação de iniciativas entre universidade, poder público e setor privado, denominada “Triple Hélix”, como estratégia de desenvolvimento tecnológico e de inovação e que tem a experiência do Vale do Silício como parâmetro concreto de sucesso desta integração.

Com a viagem financiada pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), os professores da UNIJUÍ participam da 9ª Conferência Internacional da Triple Hélix, organizada pela Universidade de Stanford. Os trabalhos envolvem a análise da experiência do Vale do Silício, visitas técnicas a empresas da região, como a Google, e um conjunto de palestras e debates sobre a inovação tecnológica, criação e consolidação de parques tecnológicos, além da viabilização de novos empreendimentos de base tecnológica. O evento conta com a participação de 250 profissionais da área tecnológica, governo e universidades, com representantes de mais de 30 países.

Segundo Martinho Kelm, “esta iniciativa se insere em um novo posicionamento da UNIJUÍ de colocar-se à frente nas questões efetivamente substantivas do fazer universitário e do desenvolvimento regional. O sucesso de uma iniciativa como a da Tríplice Hélice está diretamente vinculado à capacidade dos principais agentes sociais da região em integrar, sinergicamente, conhecimento, empreendedorismo, capital e condições político-institucionais adequadas”.

O Reitor destaca, ainda, que o modelo do Vale do Silício é uma prova concreta dos resultados desta integração. “Cabe a nós encontrarmos nossa identidade, competências e adequação às especificidades regionais, para também produzirmos uma experiência exitosa”, conclui. A comitiva retorna neste final de semana ao Brasil.