EFA comemora hoje seus 43 anos - Unijuí

EFA comemora hoje seus 43 anos

Centro de Educação Básica Francisco de Assis é mantido pela FIDENE e atua desde a Educação Básica até a Profissionalizante
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) comemora nesta sexta-feira, 15 de julho, seus 43 anos de atuação no ensino. A EFA é uma das mantidas da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Fidene), também mantenedora da UNIJUÍ, da Rádio Educativa Unijuí FM e do Museu Antropológico Diretor Pestana.

Nestes 43 anos de atuação, a escola vem desenvolvendo importante trabalho na área da educação, oferecendo desde a Educação Básica, com crianças a partir de 2 anos de idade, até o Ensino Técnico, voltado a adultos que buscam a profissionalização.

Os 43 anos da escola foram lembrados ao longo de toda a semana, com a programação da Semana da Escola. Na noite de sexta-feira, dia 08, foi desenvolvida a Noite Espetacular, no Salão de Atos da UNIJUÍ, que trabalhou a temática “Cosmos, Sustentabilidade e Vida”. “A Direção da EFA tem orgulho de seu quadro profissional docente e de funcionários, como tem encanto pelo perfil de alunos e famílias que temos em nossa comunidade escolar”, destacou a Diretora Lisiane Goettems, na abertura do evento.

Dentre as atividades que integraram a Semana da Escola, se destacam, ainda, a Mostra da Educação Profissional, promovida no dia 07; o Torneio Esportivo do GECOM, no dia 11; Oficina de Matemática para as turmas dos Anos Finais, no dia 12; Programa Hora do Recreio, da UNIJUÍ FM, que esteve visitando a EFA no dia 13; a apresentação do Grupo de Teatro da UNIJUÍ, com a peça “Pedro Malazarte”, na tarde de quinta-feira, 14; e Show de Talentos Musicais, promovido pelo GECOM, na EFA Anexo, na manhã desta sexta-feira. Alunos do turno da tarde também participarão de comemoração, tendo por local a Calçada Azul.

Além dos 43 anos da EFA, outra data será marcada no próximo mês de agosto, quando serão comemorados os 10 anos do Ensino Técnico, implantado em 06 de agosto de 2001, com a primeira aula do Curso Técnico de Enfermagem, em Ijuí. Neste ano, também foi criada a Unidade de Educação Profissional na cidade de Três Passos, estrutura qualificada em 2010, com a implantação desta Unidade também em Santa Rosa.

Histórico

A EFA tem a sua história construída junto ao Instituto Psicopedagógico Infantil (IPPI), onde eram realizados trabalhos com crianças de 2 a 6 anos de idade, visando a preparação pré-escolar, com o objetivo de proporcionar educação integral de crianças de dois a seis anos.

O Instituto tinha a característica de criar formas renovadoras de educação, para implantar um modelo pedagógico libertador das potencialidades da criança. O IPPI dispunha de amplo espaço para as crianças desfrutarem: bosque dos capuchinhos, biblioteca, laboratórios e setor de audiovisual da faculdade.

Nos anos 70, o IPPI inovou, criando a Escolinha de Arte da FIDENE, valorizam a arte infantil e a possibilidade de uma educação mais livre, criativa, e de maior participação por parte dos alunos.

No ano de 1976, passa a ser a Escola de 1º Grau Francisco de Assis, atendendo também alunos provenientes dos bairros próximos e de condições socioeconômicas mais precárias.

Em 1993, passou a funcionar o 2º grau na EFA. A Escola atendia estudantes do maternal à 3ª série do 2º Grau, e passou a se chamar Escola de 1º e 2º Graus Francisco de Assis.

Em 1998, a EFA recebeu o reconhecimento pelo Banco Mundial como uma das escolas que desenvolveram projeto educacional inovador em nível nacional. Nesse período, iniciam-se as discussões sobre as possibilidades do ensino profissionalizante na EFA.

Assim, no dia 06 de agosto de 2001 ocorreu na EFA a primeira aula de Curso Técnico de Enfermagem. Neste ano, é criada a Unidade de Educação Profissional Francisco de Assis na cidade de Três Passos, oferecendo a Educação Profissional. Segue a projeção de novos cursos Técnicos, e, em 2002 passa a ser oferecido o Curso Técnico em Gestão e Promoção Turística. Em 2004 foi ofertado, pela primeira vez o Curso Técnico na área de informática, com o nome de Técnico em Desenvolvimento Web e Hipermídia. Desde então, a Escola passou a ofertar uma série de cursos de qualificação profissional.

No ano de 2007, a Escola passa a ser um Centro de Educação, abrangendo, então, a Unidade de Três Passos; a Unidade de Ijuí; turmas extensivas em Tenente Portela a partir de 2008; e a Unidade de Santa Rosa, implantada em 2010.

Fonte: Jornal da EFA, Ed. 1 – Ano 02 – maio a julho de 2008