Novo espaço irá atender pacientes com deficiências físicas e será responsável pela distribuição de próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção |
A Unidade de Reabilitação Física – Nível Intermediário foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 20, junto ao Espaço UNIJUÍ Saúde (no terceiro andar do Banco do Brasil). A unidade irá atender sujeitos com deficiências físicas que necessitam de uma intervenção multiprofissional, com atendimento credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como, será responsável pela distribuição de próteses e órteses e de meios auxiliares de locomoção, como cadeira de rodas, andadores e muletas. A expectativa é de que sejam atendidos 50 novos pacientes ao mês.
A coordenadora da Unidade, professora Simone Bigolin, ressaltou em sua fala a importância do projeto e agradeceu o apoio da Reitoria da UNIJUÍ ao projeto. “É uma alegria muito grande ver um sonho realizado, poder contar com mais um espaço de aprendizado, sentimento que nos impulsiona para o futuro e um futuro com qualidade e excelência técnica”.
Durante a fala da coordenadora, Marcelo Hamm, paciente de reabilitação depois de um acidente que o deixou paraplégico, deu um depoimento emocionado sobre a importância de espaços como a unidade. “Pergunto o que seria das pessoas que não tem acesso a uma clínica particular para a reabilitação. O centro de reabilitação vai muito além da fisioterapia. É um espaço de informação, é a porta inicial para a nossa inserção de volta a sociedade e é também uma busca de esperança, com o compartilhamento de histórias, muitas delas de pessoas que já conseguiram superar seus problemas”.
A representante da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rosilei Sontag, agradeceu a todos os envolvidos no processo de instalação da Unidade e lembrou que agora o trabalho é ainda mais árduo, já que é necessário montar uma rede para o atendimento.
A Coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência no DUD/RS, Scheila Ernestina Lima, lembrou que as terapias de reabilitação são muito caras e por isso a maioria dos planos de saúde não tem interesse em credenciar e que a Unidade é um grande avanço para a comunidade que será atendida de forma gratuita.
O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, agradeceu a todos os que participaram do processo e elogiou a insistência das pessoas que há um ano o procuraram, na época, como Vice-Reitor de Administração, para a efetivação do projeto. Kelm frisou, em sua fala, a importância da dignidade humana. “Temos valores mais importantes que a vida: a dignidade humana. Se quisermos ser uma nação desenvolvida, é a partir da dignidade que a vida passa a valer a pena. Não podemos parar por aí, temos que exigir o aumento da participação do Estado, mas as instituições têm seu papel social a cumprir para viabilizar a dignidade humana”.
Participaram da cerimônia de inauguração o presidente da FIDENE e Reitor da UNIJUÍ, professor Martinho Luís Kelm; a Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ, Evelise Moraes Berlezi; Coordenadora da Saúde da Pessoa com Deficiência no SUS/RS, Scheila Ernestina de Lima; representante da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rosilei Sontag; Coordenadora da Saúde do Município de Ijuí, Alexandra Lentz; fisioterapeuta responsável pela rede de reabilitação no SUS/RS e egressa do curso de fisioterapita da UNIJUÍ, Anne Montagner; Chefe do Departamento de Ciências da Vida, Eliane Winkelmann; e a coordenadora da Unidade de Reabilitação Física, Simone Eickhoff Bigolin.