Formação continuada de docentes tem sua segunda etapa nesta terça-feira - Unijuí

Formação continuada de docentes tem sua segunda etapa nesta terça-feira

Vice-Reitoria de Graduação organiza evento voltado aos docentes, com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica
A Vice-Reitoria de Graduação da UNIJUÍ promove nesta terça-feira, 03 de maio, o segundo evento de Formação Continuada de Docentes, gestão 2011/2013. O evento será realizado nos turnos da manhã, das 8h às 11h30, e da tarde, entre 13h45 e 16h45, no Salão de Atos do Campus Ijuí. Como conferencista atuará o professor Me. Casemiro de Medeiros Campos, da Universidade Federal do Ceará – UFC.

Conforme destaca a Vice-Reitora de Graduação, professora Cátia Maria Nehring, o evento tem, como objetivos, refletir sobre os saberes da docência e suas implicações na construção do fazer pedagógico, com vistas a permanente qualificação do ensino superior. O evento também busca refletir sobre a prática pedagógica e as metodologias no ensino superior considerando o perfil do estudante universitário. A primeira edição do seminário, organizada por esta gestão, foi realizada no dia 24 de fevereiro, marcando o início do semestre letivo.

A conferência I abordará o tema “A docência no ensino superior: desafios e perspectivas”, abordando aspectos como a função social da universidade e o papel do professor; a docência na educação superior; a identidade do professor na educação superior; a prática docente; os saberes docentes e a intervenção docente na sala de aula.

Já a conferência II terá como tema “A metodologia de ensino na educação superior”, abordando a docência e o mundo atual; a cultura dos professores e a arte de ensinar; a cultura da escola; o papel do professor; a prática docente; a organização didática da aula e o planejamento da aula.

Conferencista

O conferencista do evento, professor Msc. Casemiro de Medeiros Campos, faz doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará – UFC, é mestre em educação/UFC, professor, pesquisador na área de formação de professores, educação superior e avaliação. É conferencista, gestor e consultor em educação. Tem prestado serviços na área da formação de professores em diversas IES: PUC-PR, UECE, UNICEUMA, CEUT-PI, FAP-MA, FANOR, Faculdade Vale do Salgado – FVS-CE, Faculdade Marista - CE dentre outras. Publicou pela Editora Vozes - Saberes Docentes e Autonomia dos Professores, 3ª. edição, 2011, e pela Editora da UFC - Educação: Utopia e Emancipação, 2008. Participou da organização dos livros lançados pela Editora da UFC - Gestão Escolar: Saber Fazer, 2009, e Da Teoria à Prática: A Escola dos Sonhos é Possível, 2010. Pela mesma editora é coautor do Ética e Cidadania: Educação para a Formação de Pessoas Éticas, 2010. Pela Editora Paulinas publicou, Gestão Escolar e Docência, 2ª. ed, 2010 e, pela Editora Melo, Gestão Escolar e Inovação. Para o ano de 2011 está lançando pela Editora Caminhar: Filosofia em Onze Atos, do qual é um dos organizadores e Educando Filhos que Fazem a Diferença.