Universidades comunitárias reunidas na Unisinos - Unijuí

Universidades comunitárias reunidas na Unisinos

Secretário de Estado da Educação participou de reunião promovida pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung)
O Reitor da UNIJUÍ, Martinho Kelm, e o Vice-Reitor de Administração, Laerde Gehrke, participaram na manhã desta sexta-feira, na Unisinos em São Leopoldo, de reunião do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Na parte da manhã, o destaque foi a participação do Secretário de Estado da Educação, José Clóvis de Azevedo, que detalhou os programas e desafios do Governo do Estado para o setor e também as possibilidades de parceria com as instituições de ensino superior comunitárias. Segundo Martinho Kelm, a intenção é que se estabeleçam parcerias para o desenvolvimento de um programa permanente de atualização de professores da rede estadual. O Secretário também lançou às IES comunitárias o desafio de organizar um programa de mestrado profissional, em parceria com o Governo do Estado, para abordar temas de relevância para o setor, a exemplo da gestão escolar.

Outra temática debatida foi o financiamento estudantil, com destaque para o ProUni e Fies, bem como o endividamento das comunitárias. Kelm destaca que a UNIJUÍ segue pressionando o Governo Federal para que seja feito o repasse dos recursos pendentes do Fies, que no caso da UNIJUÍ somam R$ 6,4 milhões. Até o momento, apenas R$ 100 mil foram liberados, e conforme estimativa repassada pelo MEC, a situação estará resolvida num prazo máximo de 40 dias.

A reunião dos dirigentes das universidades comunitárias tem sequência na tarde desta sexta-feira, com a participação do Secretário de Estado da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Cristiano Prodanov. No decorrer da tarde, serão discutidas, também, outras pautas, como a realização do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – MBA em Gestão e Liderança Universitária do Comung; criação da Liga Esportiva do Consórcio; Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos – FDRH: Escola de Governo; a realização do Seminário do Programa de Avaliação Institucional (Paiung), em maio, na URI; além de outras questões de interesse da entidade.