Questionário foi aplicado no centro de Santa Rosa, por bolsistas do curso de Administração da UNIJUÍ |
Uma pesquisa coordenada pelo Programa de Extensão em Gestão de Varejo (PROGEV) do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa revelou a preferência de produtos que as pessoas devem comprar para presentear seus familiares no dia de Páscoa. A pesquisa contempla ainda o valor que deve ser gasto nas compras.
O resultado apontou que 92% vão ou pretendem comprar presente de Páscoa. Quando questionados sobre o destino dos presentes, 64% disseram que os presentes é para crianças e 36% para adultos. Perguntados de maneira espontânea sobre a preferência por presentes, 74% pretendem presentear com chocolates e 17% com vestuário e ou calçados. Já em relação ao tipo de chocolate, o estudo revelou que 58% preferem ovos de chocolate e 33% caixas, 5% barras e 4% unidades.
Quanto aos valores, o estudo revelou que 61% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 50. De R$ 51 a R$ 100, 24%. O estudo também apontou que algumas pessoas, em menor percentual, pretendem gastar valores mais significativos, de R$ 200 à R$ 600.
Segundo o professor Ariosto Sparemberger coordenador da pesquisa, estudos como este podem contribuir para o setor varejista local: “a partir dos resultados do estudo, torna-se possível aos gestores do comércio, direcionar algumas ações promocionais mais específicas com vistas ao aumento das vendas e também para que os lojistas ofereçam produtos diversificados e vendedores qualificados que possam principalmente auxiliar e orientar o consumidor no momento da escolha do que comprar”.
De acordo com o professor, a entrevista ocorreu de forma espontânea, ou seja, sem interferência do entrevistador em relações as opções de presente: “as pessoas respondiam de acordo com o que realmente pretendem dar, no momento da enquete, não demos opções para eles escolherem”.
A pesquisa, que foi realizada de 04 a 12 de abril de 2011 e teve como principal objetivo de identificar a preferência dos familiares em relação ao tradicional presente de Páscoa e também apurar os valores pretendidos a serem gastos na data. Foram entrevistadas 251 pessoas, sendo 70% do sexo feminino e 30% do sexo masculino. A maioria, 51 %, possui entre 21 a 40 anos, enquanto 16% possuem de 41 a 50 anos e acima de 51 anos, 13%. Em relação ao estado civil, 45% solteiros e 48% casados.
A pesquisa também revelou que 60% dos entrevistados, possuem renda de até R$1.020 e 30% de R$ 1.021 até R$ 3.060, e o valor a ser gasto por pessoa entrevistada foi de no mínimo R$10 e no máximo de R$ 600, com uma média de R$ 75,86.
Os dados da pesquisa foram coletados pelos acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ e bolsistas do PROGEV, Cleber Graef, Bruno Büttenbender, Karin Riedner, Anelize Schonhart e Vinicius Rigon Dorneles; e dos bolsistas do Ensino Médio vinculados ao Departamento de Estudos da Administração: Gustavo de Oliveira, Ana Gabriela Scolari e Roberta Loose. Também participam do PROGEV os professores Pedro Luís Büttenbender e Luciano Zamberlan.