‘Estou formado. E agora?’ integrou a programação de comemoração dos 40 anos do curso de Administração da UNIJUÍ |
A palestra ‘Estou formado. E agora?’ reuniu mil pessoas no Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa, na noite de ontem. Uma promoção da UNIJUÍ, Sindilojas e Fema, a palestra ministrada por Miguel Boaventura explorou os desafios do estudante ao tentar se inserir no mercado de trabalho. A palestra integrou as comemorações dos 40 anos do curso de Administração da UNIJUÍ.
O jornalista e consultor de empresas disse que o tema ‘experiência’, muitas vezes temido por jovens que estão à procura do primeiro emprego, não é necessariamente um entrave para esta conquista. Ele diz que é relativo ter experiência ou não. O interessante é que as pessoas desaprendam-se de conceitos antigos e paradigmas, e estejam abertas para o novo.
Sobre as áreas promissoras no mercado, ele destacou as engenharias, exatas, genética e biologia. Sobre as licenciaturas ele destacou que é preciso que o Estado valorize seus professores, através da meritocracia: “valorização e premiação dos professores, para que o professor que se destaque em sua atuação tenha benefícios com a ação”.
Miguel disse que após estar com o canudo na mão o estudante deve buscar habilidades intrínsecas, com diferenciais, atitudes e que saiba trabalhar sob pressão, já que 87% das demissões têm como causa o comportamento do colaborador: “sugiro ainda que todas as pessoas pensem na possibilidade de uma segunda carreira, pois não é preciso atuar na mesma profissão pela vida toda. Ainda, que pensem na possibilidade de serem empreendedores”. Ele ainda deixa a mensagem que diante de qualquer problema as pessoas devem ter uma certeza, de que tudo ‘vai passar’.
Ao final da palestra o professor Ariosto Sparemberger, do curso de Administração da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, entregou ao palestrante um troféu dos 40 anos do curso: “o Miguel Boaventura integra a partir desta noite a história do curso de Administração da UNIJUÍ”, destacou Ariosto.