Estudo desenvolvido por formanda do curso de Administração, Amanda Endler, identificou preocupação da população quanto à saúde |
Uma pesquisa que integrou o trabalho de conclusão de curso da acadêmica e formanda Amanda Endler, do curso de Administração da UNIJUÍ, revelou dados quanto ao consumo de produtos orgânicos no município de Santa Rosa. O estudo sugere que os resultados auxiliem produtores a identificar potencialidades na produção, que produzam produtos que tenham maior demanda no mercado.
Amanda justificou que nos dias atuais a preocupação da sociedade com a saúde e com o meio ambiente vem aumentando gradativamente, sendo que a agricultura orgânica torna-se uma oportunidade de negócio: “para que esse setor continue se expandindo é necessário conhecer melhor o consumidor para que se desenvolvam estratégias para estimular a demanda de orgânicos”.
O trabalho buscou identificar os fatores que influenciam o comportamento dos consumidores de orgânicos no município de Santa Rosa, com intuito de descobrir o que os motiva em sua decisão de compra. Um questionário foi aplicado com 143 consumidores de produtos orgânicos da cidade de Santa Rosa. A coleta ocorreu de forma aleatória, apenas com consumidores de produtos orgânicos. Foram 53% são do sexo feminino; 34% entre 21 e 30 anos, seguidos de 33% entre 31 e 40 anos; a renda dos consumidores é, na maioria, de R$ 3 a 5 mil (50%), seguido de R$ 1 a 3 mil (30%).
Os resultados identificaram que, variáveis como ausência de agrotóxicos, alimento mais saudável, garantia/ segurança de que o produto é orgânico, sentir segurança ao se alimentar, longevidade e qualidade de vida são aspectos fundamentais no comportamento de compra desses consumidores. Questões referentes à conscientização ecológica e a preocupação com o bem estar da família tem maior importância para as mulheres em relação aos homens.
Amanda diz que cada vez mais os orgânicos estão presentes na alimentação diária de consumidores bem informados e que procuram uma melhor qualidade de vida para si próprios e suas famílias: “é de grande valia estudar esse novo tipo de consumidor, mais consciente, mais bem informado, e que apresenta uma preocupação tanto com as questões do ambiente como com o seu bem estar. É necessário que os produtores e os comerciantes desse segmento de alimentos compreendam bem o que os consumidores querem e esperam, bem como o que os motiva na hora da sua tomada de decisão de compra, ou seja, o porquê os mesmos preferem produtos orgânicos a produtos convencionais e também como os mesmos se comportam”.
A acadêmica propõe sugestões, sendo que as principais se relacionam a manutenção do mercado já existente a partir do melhoramento das embalagens, e também da busca por parte dos produtores da certificação para o produto comercializado, uma vez que a garantia de que o produto é orgânico é umas das variáveis identificadas como mais importantes no comportamento de compra na pesquisa realizada. Outra sugestão se dá ao fato de redes de supermercados criarem marcas próprias de alimentos orgânicos gerando assim uma diminuição no preço final desses produtos para os consumidores impulsionando assim o crescimento desse segmento de mercado.
O trabalho, orientado pelos professores Luciano Zamberlan e Pedro Büttenbender, integrou também atividades da aluna como Bolsista de Iniciação Científica (BIC) da UNIJUÍ, no curso de Administração.