Lançamento de livro e palestra marcam aula inaugural do Pós em Gestão de Cooperativas - Unijuí

Livro sobre cooperativismo será distribuído gratuitamente pela UNIJUÍ e Sescoop

O lançamento de um livro e palestra com o tema cooperativismo marcaram a aula inaugural do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Cooperativas, da UNIJUÍ Campus Santa Rosa. O evento teve a presença do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), Virgílio Perius.

O livro lançado no evento da noite de sexta-feira foi “Cooperativismo na Região Noroeste do Rio Grande do Sul: experiências de gestão cooperativa e de promoção do desenvolvimento”. O lívro, estruturado em seis capítulos, tem o aporte de estudos e pesquisas do curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas da Unijuí. A obra reúne o trabalho de 17 co-autores, entre professores e acadêmicos, e foi organizado pelo coordenador do curso, Pedro Luís Büttenbender. O organizador destacou no evento que o livro é fruto da integração do ensino, pesquisa e extensão da universidade, em cooperação com o Sescoop e Cooperativas, sendo espaço de publicação de resultados da pesquisa dos acadêmicos e professores e com finalidade de contribuir com o fortalecimento e empoderamento das cooperativas e a promoção do desenvolvimento regional.

Por ser financiado pelo Sescoop/RS, o livro não será comercializado. Ele pode ser obtido no Sescoop/RS e no Departamento de Estudos da Administração (DEAd) da Unijuí. Esta é a primeira obra editada pela Editora Sescoop.

Após o lançamento do livro o presidente da Ocergs/Sescoop, Virgílio Perius, proferiu palestra sobre cooperativismo, sustentabilidade e inovação, com base no amplo panorama de dados econômicos e sociais sobre o cooperativismo no estado e no país.

O professor Pedro Büttenbender, que coordena o curso de Pós-Graduação, destacou que este é espaço de formação de líderes e futuros líderes do cooperativismo. Esta é a sexta edição da pós-graduação. São 35 alunos, destes, 30 são beneficiados com bolsas de estudos do programa do Sescoop/RS. Para Büttenbender, o curso significa o investimento estratégico na educação cooperativa, e reforça a importância do cooperativismo para o desenvolvimento da região e do Rio Grande do Sul.

Resumo
O cooperativismo se confunde com a trajetória da região, seja histórica e de estruturação socioeconômica. A cultura das pessoas e organizações carrega o espírito cooperativo como integrante das iniciativas, quanto um próprio modo de vida.

O cooperativismo, aporte importante legado ao desenvolvimento da região, com aportes que transcendem os veios cooperativos, agregando valor, cumprindo com sua responsabilidade social de gerar frutos nas políticas públicas de desenvolvimento.

As experiências cooperativas da região, presentes atualmente, ou pela história se fundem com patrimônio histórico-evolutivo, promovem a inclusão socioeconômica, a participação, a democracia, a justiça e a paz no estado e no país. O futuro da região, o estado e o país, envolve uma ampla contribuição do cooperativismo, como estratégia de desenvolvimento.