Estudantes têm 45 vagas de intercâmbio em Universidades da Europa e Argentina - Unijuí

Estudantes têm 45 vagas de intercâmbio em Universidades da Europa e Argentina

Ricardo Schiavo, acadêmico de Direito da UNIJUÍ, realiza intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal
Os alunos de graduação e pós-graduação da UNIJUÍ que desejarem realizar intercâmbio em alguma universidade de outro país têm 45 vagas disponíveis em diferentes áreas. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de setembro na página de Assessoria de Assuntos Internacionais.

Os requisitos para participar de um intercâmbio são: conhecimento suficiente da língua de instrução da IES de destino; em vários casos, o aluno de graduação deve ter concluído 50% dos créditos de seu curso; todos os custos relativos ao intercâmbio recaem sobre o intercambista, em contrapartida, o aluno é liberado do pagamento dos créditos feitos no exterior.

Na Universidade do Porto existem 26 vagas exclusivamente para graduação, nos cursos de Ciências da Computação (2), Comunicação Social (2), Direito (2), Educação Física (2), Engenharia Elétrica (2), Engenharia Civil (2), Engenharia Mecânica (2), Farmácia (2), Letras (2), Nutrição (2), Pedagogia (2), Psicologia (2), Química (2) é necessário ter concluído 50% do curso; no Instituto Jean Piaget (Porto) há vagas para Enfermagem e Fisioterapia , uma para cada curso. Na Universidade Fernando Pessoa (Porto) uma vaga para intercâmbio no curso de Fisioterapia, tendo que ter concluído 50% do curso. Para os alunos que fizeram dois semestres do curso, podem se candidatar a uma vaga de intercâmbio na Universidade Autônoma de Madrid em qualquer curso oferecido na UAM, com conhecimentos básicos da língua espanhola. Também há disponibilidade de vagas para pós-graduandos, que devem realizar contato com a professora Helena Callai.

Na Univesidade Maria Curie Sklondowska, na Polônia, há duas vagas para graduação e/ou pós-graduação, com possibilidade de fazer exclusivamente um curso de língua polonesa por um semestre, tendo como requisito o conhecimento prévio de inglês ou polonês. Para os que cursam Ciência da Computação há duas vagas na Universidade de Sevilha, sendo necessário ter cursado 50% do curso e ter noções básicas de espanhol. Na Universidade Tecnológica Nacional há oito vagas para as áreas de Engenharias e Administração. Para quem domina o idioma alemão e cursa Educação Física, pode concorrer a uma vaga na Universidade de Tübingen.

Neste segundo semestre há dois alunos estrangeiros fazendo intercâmbio na UNIJUÍ: Alba Ortego Gamboa, do curso de Psicologia, da Universidade Autônoma de Madri e Sylwia Michta, curso de Línguas Romanas, da Universidade Maria Curie Sklodowska, da Polônia.