1º Concurso Literário Nilson Luiz May lançado pela UNIJUÍ e Unimed - Unijuí

1º Concurso Literário Nilson Luiz May lançado pela UNIJUÍ e Unimed

O 1º Concurso Literário Nilson Luiz May foi lançado na última sexta-feira, resultando da parceria entre a UNIJUÍ e a Unimed Noroeste/RS. Com dois gêneros - Conto e Crônica - e três categorias, o Concurso abre inscrições no dia 1º de setembro e terá a divulgação dos vencedores durante a 19ª Feira do Livro de Ijuí e 22ª Feira de Livros Infantis do Sesc, previstas para novembro.

O lançamento do 1º Concurso Literário Nilson Luiz May esteve inserido na programação comemorativa dos 40 anos da Unimed Noroeste/RS. A recepção no Reservado do Confraria Restaurante foi marcada ainda por sessão de autógrafos do escritor Nilson Luiz May, presidente da Federação Unimed/RS, sendo prestigiada por convidados de diferentes segmentos locais e por dirigentes da Unimed do Brasil, da Central Nacional Unimed e do Sistema Unimed do Rio Grande do Sul.

Para o Reitor da UNIJUÍ, Martinho Luís Kelm, a proposta feita pela Unimed para a organização do Concurso Literário foi bem recebida no âmbito acadêmico, estimulando a criação literária em toda a região. Enfatizou que a parceria da Universidade com a Unimed vem sendo consolidada de diferentes formas, ampliando a inserção comunitária das duas instituições.

Já o presidente da Unimed Noroeste/RS, médico Leandro Roberto Oss Zambon, destacou que a realização do Concurso Literário amplia aproximação da Cooperativa Médica com os diferentes segmentos da sociedade. Salientou que a parceria estabelecida com a UNIJUÍ qualifica a relação entre duas instituições e o próprio Concurso. O médico fez menção ainda a trajetória do homenageado Nilson Luiz May como líder do Sistema Unimed no Estado e no Mercosul, fazendo da carreira de escritor um “segundo ofício”.

O escritor Nilson Luiz May demonstrou estar surpreso pela homenagem recebida na indicação do seu nome para o Concurso Literário. Lembrou que desde a juventude, antes de ingressar na faculdade, sempre teve o gosto pela literatura, fazendo da escrita “um ofício paralelo ao exercício da Medicina”, especialmente a partir da década de 80. May disse esperar que o Concurso seja um estímulo ao surgimento de novos escritores.

Sobre o concurso

A realização do 1º Concurso Literário Nilson Luiz May resulta de parceria entre a Unimed Noroeste/RS e a UNIJUÍ, através do Departamento de Humanidades e Educação/Curso de Letras. Nos gêneros Conto e Crônica, o Concurso terá premiação total de R$ 5.100,00. Foram estabelecidas três categorias: alunos de graduação, matriculados na Unijuí e nas demais instituições de ensino superior dos municípios da área de abrangência da Unimed Noroeste/RS; médicos cooperados e colaboradores do Sistema Unimed RS; e público em geral (livre), destinada a pessoas residentes nos municípios da área de abrangência da Unimed Noroeste/RS.

O regulamento do Concurso Literário será disponibilizado nos próximos dias através do site www.unimednoroesters.com.br/concurso. O período de inscrições abre no dia 1º de setembro, estendendo-se até o dia 7 de outubro. A divulgação e premiação dos vencedores deverá ocorrer durante a 19ª Feira do Livro de Ijuí e 22ª Feira de Livros Infantis do Sesc, a serem realizadas em novembro.

Sobre o escritor

O médico Nilson Luiz May, presidente da Federação Unimed/RS, tem na literatura o seu segundo ofício. Natural de Lajeado, onde atuou como médico por 27 anos, vem publicando seus textos em revistas literárias desde a década de 70. Premiado no concurso Apesul - Revelação Literária (1980), May é autor de contos e crônicas publicadas em 11 antologias. Autor dos romances Terra da Boa Esperança e Céus de Pindorama e dos livros Inquéritos em preto-e-branco (contos) e A Máquina dos sonhos (crônicas). O escritor também participa da “Antologia Crítica do Conto Gaúcho” e ocupa a cadeira nº 7 da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. O seu mais recente livro - "Misterioso caso na repartição pública" - foi lançado em dezembro de 2010.