UNIJUÍ oferece Centro de Atividade Física e Promoção à Saúde - Unijuí

UNIJUÍ oferece Centro de Atividade Física e Promoção à Saúde

Local tem como objetivo atender a comunidade com serviços de atividade física, que promovam a saúde
O Centro de Atividade Física e Promoção à Saúde entrou em funcionamento este mês, na Unijuí - Campus Santa Rosa. No local são desenvolvidas atividades físicas e de promoção à saúde, com pacientes que recebem orientação médica para a prática de exercícios físicos.
A idéia da criação do Centro surgiu em uma viagem de dois professores do curso de Educação Física da Unijuí à Alemanha, em novembro do ano passado. O professor Luiz Serafim de Mello Loi, explica que visitaram o Laboratório de Medicina Esportiva, da Eberhard Karls Universität, na cidade de Tübingen. “Então trouxemos a idéia de implantar em nossa Universidade um espaço para acompanhar pacientes hipertensos, cardiopatas, oncológicos, diabéticos e obesos, que tenham prescrição médica”.
O professor Leomar Tesche, coordenador do Curso de Educação Física da Unijuí, que também visitou o laboratório da universidade alemã, destaca que o investimento foi de cerca de R$ 30 mil, e é também um espaço para prática dos alunos do Curso. Na sala são 11 aparelhos, entre bicicletas ergométricas, esteiras e aparelhos de musculação.
A aluna Vanderlise Angst, estagiária do Centro, já iniciou o atendimento aos pacientes. Ela explica que as atividades são programadas de acordo com o diagnóstico de cada paciente: “tem um paciente vítima de infarto. Com ele iniciei atividades aeróbicas, sempre monitorando os batimentos cardíacos e pressão arterial, antes, durante e depois das atividades”.
Ela ainda destaca que as atividades em aparelhos de musculação têm como objetivo o aumento de resistência muscular localizada, principalmente em idosos, como é o caso do paciente que ela se refere. “As atividades são uma forma de recuperar os indivíduos para uma melhor qualidade de vida. A procura pelo Centro mostra a preocupação que eles têm com a saúde, solucionado através da atividade física”, finaliza.
Pacientes que receberem de seus médicos prescrição de atividade física com um acompanhamento profissional podem procurar o Centro de Atividade Física e Promoção a Saúde da Unijuí. Para as atividades é cobrada apenas uma taxa administrativa, para a manutenção do local. Mais informações pelos fones 55 3511-5264 ou 3511-5200.