Fórum debate aquecimento global na região - Unijuí

Fórum debate aquecimento global na região

Iniciou domingo à noite, 3 de junho, na UNIJUÍ - Campus Santa Rosa, o V Fórum Nacional do Meio Ambiente.

Os reflexos do aquecimento global no Rio Grande do Sul e, especificamente, na nossa região foram apresentados pelo professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do RS (UFRGS) Francisco Eliseu de Aquino no domingo à noite (03/06), na abertura do V Fórum Nacional do Meio Ambiente e XIV Semana de Educação Ambiental, promovidos pela UNIJUÍ – Campus Santa Rosa.

Francisco Eliseu de Aquino desenvolve, atualmente, a tese de doutorado em Climatologia e Mudanças Climáticas entre a Antártica e o sul do Brasil, na qual realiza o monitoramento das geleiras. O palestrante explicou que é das geleiras a função de resfriar o Planeta e manter o seu equilíbrio. “Ao monitorar estas regiões, que são pilares do nosso clima, conseguimos compreender o que acontece na terra”, evidenciou. “Estudos mostram que as geleiras estão retrocedendo, elevando, consequentemente, o nível do mar. Isso é evidência de que o país está mais aquecido”, destaca Aquino.

Um dos reflexos diretos do aquecimento são as anomalias do clima, com períodos muito quentes e outros muito frios. Como exemplos, ele destaca este mês de maio, que está sendo mais frio do que as médias tradicionalmente registradas, e cita ainda as mudanças climáticas ocorridas nos últimos cinco anos, os cinco anos mais quentes do século. O Rio Grande do Sul está 0,6º celsius mais quente nos últimos 50 anos.

A emissão de gases é apresentada pelo palestrante como principal causador destes efeitos e a responsabilidade é de toda a sociedade. Aquino alerta que cada um de nós pode fazer sua parte para reverter este processo. Utilizar menos o carro, usar lâmpadas mais econômicas, separar e reciclar o lixo são algumas das atitudes que o palestrante apresentou como importantes.
Participaram da solenidade de abertura do evento professores, alunos, autoridades e representantes de instituições da região.

Programação :

O V Fórum Nacional do Meio Ambiente e XIV Semana de Educação Ambiental acontece até o dia 06 de junho, quarta-feira, no Campus Santa Rosa, da UNIJUÍ. Confira a programação:
Segunda-feira (04/06):
Pela manhã, os painéis: Plano Estratégico de Resíduos Sólidos para o Estado do Rio Grande do Sul, com Mariângela Corrêa Laydner – da ABES e Remediação de Solos Poluídos, com o painelista Márcio da Silva – da Universidade Federal de Santa Catarina. À tarde, acontecem os mini-cursos.
À noite, os temas das conferências serão: Conservação de Solo e Água, abordado por Luis Augusto Preto, representante da Agência Nacional de Água e Energias Alternativas, e com Eugenio Spengler, representante do Ministério do Meio Ambiente.
Terça-feira (05/06):
Pela manhã os painéis: Reuso e reciclo de Efluentes nas Indústrias do RS e Conservação e Reuso da Água.
À tarde, acontecem os mini-cursos.
À noite, as conferências sobre Soja Transgênica x Soja Orgânica, com o professor da UNIJUÍ Antônio Andriolli, e Gestão Ambiental, com o conferencista da Universidade Federal de Santa Catarina Alexandre Magno de Paula Dias.