UNIJUÍ integra publicação suíça - Unijuí

UNIJUÍ integra publicação suíça

Artigo com o tema ‘cooperativismo’, de professores da UNIJUÍ, é destaque em revista com circulação mundial

Um artigo que apresenta um estudo sobre o cooperativismo na região Noroeste do Rio Grande do Sul e seus impactos no desenvolvimento ganhou o espaço do primeiro capítulo de uma publicação científica internacional. “El Cooperativismo y el desarollo del Noroeste Gaucho”, no português, "O Cooperativismo e o Desenvolvimento no Noroeste Gaúcho" integra a Revista De La Cooperación Internacional, da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). A Revista, meio oficial da ACI, com sede em Genebra, na Suíça, publica também nesta edição outros estudos sobre educação, trabalho e gestão de cooperativas.

O artigo é de autoria dos professores do curso de Administração da UNIJUÍ Pedro Luís Büttenbender, Ariosto Sparemberger e Luciano Zamberlan, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC), da UNIJUÍ. É fruto do projeto de pesquisa liderado pelos professores e apoiado pelo Fundo de Pesquisa da Universidade sobre o tema do cooperativismo e o desenvolvimento regional.

O Pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Pedro Büttenbender, explica que a publicação foi motivada após o artigo ter sido apresentado no 6º Encuentro de Investigadores Latino-Americanos em Cooperativismo, que ocorreu em outubro do ano passado no Paraguai. A partir desta apresentação, o artigo foi adaptado e publicado na edição internacional da ACI. Na América Latina, uma versão em espanhol foi editada por Mirta Vuotto, da Universidade de Buenos Aires (UBA).

O lançamento da edição latino-americana da Revista aconteceu durante as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em 02 de julho de 2011, em evento em Buenos Aires, capital argentina. O lançamento também se inseriu nas programações preparatórias ao Ano Internacional do Cooperativismo, que será 2012, conforme definição das Nações Unidas.

Um exemplar da revista está sendo disponibilizado para integrar o acervo da Biblioteca Mario Osorio Marques, da UNIJUÍ. Informações e edições anteriores da revista podem ser acessadas pelo site da Aliança Cooperativa Internacional, http://www.ica.coop/.