Cooperação para cadeia produtiva do leite é assinada durante Seminário Internacional - Unijuí

Mobilizar e fortalecer para uma maior competitividade no setor leiteiro é o principal objetivo
O Seminário Internacional “O Capital Social e o Desenvolvimento Sustentável: Modelo e Experiências da Região de Vêneto – Itália” será encerrado nesta terça-feira, 26, na Sede Acadêmica. O objetivo do evento é de apresentar e discutir a importância do fortalecimento da coesão social para a melhoria da competitividade das cadeias produtivas no Rio Grande do Sul – Modelo Vêneto.

Durante o Seminário foi assinado um Termo de Cooperação entre a UNIJUÍ e o COCAP para a implantação da chamada “Usina de Ideias da Cadeia Produtiva do Leite”, com o objetivo reforçar a coesão social através da melhoria competitiva da cadeia do Leite, repassando informações aos atores envolvidos no processo e disponibilizando todas as informações possibilitadas pela parceria.

A comitiva italiana participou na manhã de segunda-feira, 25, de uma apresentação inicial do projeto junto a Reitoria da UNIJUÍ. O projeto COCAP (Coesão social através do fortalecimento das cadeias produtivas de países do Mercosul) busca reforçar nos territórios da América Latina (Brasil, Argentina e Paraguai) a coesão social por meio do melhoramento das cadeias de produção das pequenas e médias empresas, utilizando-se do reforço do vínculo entra as instituições e o território, do desenvolvimento do capital social, com políticas de desenvolvimento local, levando em consideração o modelo inovador realizado em Vêneto.

O evento conta com palestrantes internacionais, como: Mario Volpe – Coordenador do Comitê dos Experts Cocap - Fondazione di Venezia; Professor da Universitá Ca’ Foscari di Venezia – Itália; Giancarlo Coró - Professor da Università Ca´ Foscari di Venezia – Itália; Roberto Grandinetti - Professor da Università degli Studi di Padova – Itália; Paolo Gurisatti – Economista e Presidente STEP srl - Sociedade de Pesquisa Econômica e Social com sede em Vicenza- Itália); Helene Fuser – Project Officer Fondazione di Venezia – Itália e Corrado Volpini Project Officer Regione Veneto – Itália. Os palestrantes locais são: Tarson Núnez – Coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Rio Grande do Sul – Brasil” ; Janice Teresa Rota – Diretora Geral da Câmara de Comércio Italiana Rio Grande do Sul – Brasil (CCIRS); Dr. Sergio Luis Allebrandt – Professor da UNIJUÍ Presidente da Mesorregião dos Coredes Representante da CCGL e Dr. Dilson Trennepohl – Professor da UNIJUÍ.