O perfil socioeconômico da agricultura em três municípios - Unijuí

O perfil socioeconômico da agricultura em três municípios

Série "Pesquisa na UNIJUÍ" apresenta projeto de Mestrado que busca analisar as características agrícolas de municípios da região
O cooperativismo e o desenvolvimento de regiões conhecidas como “Terceira Itália”, no país homônimo, na década de 70, tornaram-se exemplos de possibilidade de superação de restrições econômicas impostas pela dinâmica do sistema global. Segundo pesquisadores do mundo inteiro, a “Terceira Itália” foi um fenômeno socioeconômico que causou impacto devido ao modelo adotado pelas pequenas e médias empresas presentes na região, as quais desenvolveram relações de reciprocidade nas relações de produção, baseadas em equilíbrio de competição e cooperação, contrastando com as regiões industrializadas do restante da Itália. Isso alavancou o desenvolvimento da “Terceira Itália” e permitiu várias reflexões de estudiosos sobre o fenômeno e a possibilidade de aplicação do mesmo modelo em regiões de características semelhantes às regiões italianas.

Utilizando os estudos teóricos acerca do assunto, o professor David Basso, Doutor em Economia da UNIJUÍ, está coordenando um projeto de acadêmicos do DACEC – Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação –, intitulado “Análise de Situações de Desenvolvimento nos Municípios de São Luiz Gonzaga, Nova Ramada e Tuparendi/RS”. O projeto, direcionado à comunidade científica, tem como objetivo avaliar o processo de desenvolvimento da agricultura dos municípios escolhidos para a análise, utilizando, como princípio norteador, o sucesso alcançado e reconhecido da região da “Terceira Itália”, para, a partir disso, delinear as semelhanças e as discrepâncias entre a região Noroeste do Rio Grande do Sul e a longínqua Europa Ocidental.

Segundo David Basso, o projeto, que teve início em 4 de janeiro de 2010, conta com a participação de três acadêmicos de mestrados residentes em cada um dos três municípios escolhidos. A partir de levantamento de situações colhidas junto a produtores agrícolas dos respectivos municípios, os acadêmicos terão a matéria-prima para posteriores artigos e publicações da área. Após a conclusão do projeto, na data de 30 de dezembro de 2011, o professor David Basso irá reunir as análises para formar uma compreensão do cenário das três regiões pesquisadas.

Durante o período de pesquisa, os acadêmicos realizarão entrevistas, fomentadas em referenciais teóricos e técnicos do curso de Economia da UNIJUÍ. De acordo com o orientador do projeto, os elementos estudados irão agregar o conhecimento progressivo acerca do assunto, pois cada município possui especificidades que, quando analisadas em conjunto, denotam características distintas.

O projeto irá focar a situação da agricultura da região e, após sua conclusão, resultará em estudos que, segundo David Basso, levantarão questionamentos para serem analisados por futuros estudantes da área.

Texto: Acadêmicos Emerson Scheis e Genaro Caetano, do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, no Componente de Jornalismo Especializado, sob orientação do professor Márcio Granez