UNIJUÍ promoveu Noite Cultural Kaingang - Unijuí

UNIJUÍ promoveu Noite Cultural Kaingang

Sala dos Espelhos da UNIJUÍ foi cenário do evento, que valorizou produção de universitários indígenas do Curso de Educação Física

A diversidade cultural da comunidade Kaingang ficou evidenciada na noite da última terça-feira, 19, com a realização da Noite Cultural Kaingang, que teve por local o Salão dos Espelhos, junto à Sede Acadêmica da UNIJUÍ. As apresentações traduziram as concepções, o modo de organização, a língua e os costumes do povo, por meio da dança, da pintura e da culinária típica.

A Noite Cultural Kaingang reuniu um significativo número de pessoas da comunidade acadêmica. Para a assessora indigenista da FIDENE/UNIJUÍ, Dulci Matte, “foi uma oportunidade de divulgar aspectos da tradição, história, cultura e realidade contemporânea dos universitários Kaingang, que cursam Educação Física na UNIJUÍ”.

Relatos sobre tradição história e realidade atual foram enriquecidos por uma mostra de jogos, produzida pelos alunos, além de fotos do acervo do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP). Também foram apresentados a dança dos guerreiros Kaingang e uma mostra de comidas típicas da comunidade indígena.

“A proposta dos organizadores do evento, de confraternização dos universitários indígenas com colegas, funcionários e professores da Instituição, além de convidados, foi plenamente atingida”, observa Dulci Matte.